Capital terá dois novos albergues para pessoas em situação de rua

05/07/2019 16:11
Jefferson Bernardes/PMPA
EXECUTIVO
Capital terá dois novos albergues para pessoas em situação de rua

Porto Alegre terá dois novos albergues para acolhimento de pessoas em situação de rua. O termo de colaboração para a instalação das novas unidades foi assinado entre a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e a Associação Beneficente Projeto Restaurar na tarde desta sexta-feira, 5, no Salão Nobre do Paço Municipal. A inauguração está prevista para agosto. Um dos albergues ficará na região central e outro na Zona Norte. Serão atendidas 75 pessoas em cada um, das 19h às 7h, inclusive em finais de semana e feriados.

O prefeito Nelson Marchezan Júnior agradeceu a confiança da associação em trabalhar com essa parcela mais vulnerável da população e reafirmou que a contratualização é

o caminho para oferecer serviços públicos mais qualificados. Ressaltou que, desde o início, foi compromisso da gestão investir em parcerias público-privadas e concessões para fazer mais sem utilizar os recursos públicos escassos. "Os serviços públicos não estatais são o futuro de qualquer máquina pública que queira funcionar de forma eficiente", defende. Segundo Marchezan, a desestatização possibilita maior fiscalização das entregas e ampliação de vagas.  “Nossa expectativa é grande nessa parceria. As pessoas têm que ser tratadas com mais dignidade para que possam transformar suas vidas”, afirma.

“Parcerias como esta, entre a Fasc e a Associação Beneficente Projeto Restaurar, criam condições para a oferta de serviços com qualidade aos mais necessitados. A grande novidade, agora, é que iremos implantar serviço de albergue também na Zona Norte”, ressalta a presidente da Fasc, Vera Ponzio. Ela explica que os albergues irão funcionar em locais adaptados para o serviço e terão o mesmo modelo de atendimento oferecido nos outros três albergues disponíveis na Capital. As pessoas acolhidas terão pernoite, alimentação, cuidados de higiene e serão encaminhadas para a rede de assistência social do município e para os benefícios das políticas públicas da prefeitura.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, Comandante Nádia, lembrou que o dia está propício para celebração do convênio. “Fechamos essa parceria em um dos dias mais frios, dia em que Inter e Grêmio se unem para ajudar os mais necessitados. Nosso objetivo é restaurar a dignidade, a cidadania e acolhimento das pessoas que mais precisam”, completa. O presidente da Associação Restaurar, Ricardo Ahlert Poganski, comemorou a formalização do convênio e destacou que a instituição já faz esse trabalho em Alvorada e Viamão. Presente no evento, o vereador Nelcir Tessaro destacou que todas as parcerias que possam melhorar a vida das pessoas são bem-vindas. 

Transição - Com a inauguração dos dois albergues previstos para agosto, o Albergue Municipal (com 120 vagas) será fechado. Haverá uma transição do serviço para as novas unidades (150 vagas), que oferecerão 30 vagas a mais do que o Albergue Municipal oferece hoje. Com as novas unidades, a Capital contará com quatro albergues parceirizados - dois novos e dois já existentes - com organizações da sociedade civil. 

Atualmente, a população em situação de rua conta com o Albergue Municipal (unidade própria da prefeitura) e os albergues parceirizados Felipe Diehl e Dias da Cruz. Localizado na rua Comendador Azevedo, 270, no bairro Floresta, o Albergue Municipal oferece 120 vagas por noite. No Felipe Diehl, situado na Praça Navegantes, 41, bairro Navegantes, são acolhidas 205 pessoas entre 19h e 7h. O Albergue Dias da Cruz, na avenida Azenha, 366, bairro Azenha, recebe 90 pessoas a cada noite. 

Também participaram da solenidade o vereador Hamilton Sossmeier; diretor-geral adjunto do Demhab, Amâncio Ferreira; diretor de Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, Dari Pereira; membro da Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto da OAB/RS, Dr. Arthur Cauduro; vice-presidente do Sindilojas, Arcione Piva; dirigente da associação Intercomunitária de Atendimento, Rosani Viebling; coordenador da Fundação Fé e Alegria, Luiz Edilberto de Castro Feitosa; assistente social do Albergue Dias da Cruz, Josane Menegotto e a gestora do Crip Leste, Tatiana Valence.

 

 

Lissandra Mendonça e Mariana Caldieraro

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes