Catalão Josep Piqué recebe placa de cidadão emérito da Capital

28/04/2022 18:37
Cesar Lopes / PMPA
EXECUTIVO
Melo e o vice Ricardo Gomes estiveram na Câmara Municipal para a homenagem ao consultor espanhol

O catalão Josep Piqué, consultor espanhol e responsável pelo projeto distrito 22@Barcelona, recebeu o título de cidadão emérito de Porto Alegre nesta quinta-feira, 28. O projeto de lei que concedeu o título ao profissional foi encaminhado pela prefeitura à Câmara Municipal no ano passado. Ele é um visitante frequente da cidade desde que participou da concepção e se tornou uma espécie de guru do Pacto Alegre, mobilização do poder público, empresas e universidades para transformar a Capital em um polo mundial de inovação.

O prefeito Sebastião Melo ressaltou que é um privilégio trabalhar ao lado do professor Piqué. “Temos atuado para fortalecer cada vez mais a conexão entre inovação e a Capital do futuro. Estamos entrosados no ideal de usar a inovação como combustível para a transformação social. Parabéns ao novo cidadão emérito de Porto Alegre”, enalteceu.

Piqué fez um breve resumo do seu histórico de atuação no Pacto Alegre desde que veio à capital gaúcha pela primeira vez, antes de agradecer a todos que contribuem com a inovação. “Quando venho a Porto Alegre me sinto em casa. Receber esta homenagem significa que estou comprometido com a cidade e com seu povo para contribuir com sua melhoria”, disse.

Engenheiro de telecomunicações e doutor em Ecossistemas de Inovação, Piqué participa de eventos e seminários com a prefeitura desde 2018. Com a solidificação do Pacto Alegre no atual governo, os laços do espanhol com a cidade se estreitaram ainda mais. Ele passou a ser consultor do programa Centro+, que propõe a revitalização do Centro Histórico. Em outubro, Piqué e Melo se encontraram em Barcelona, quando o prefeito visitou o distrito 22@Barcelona.

Gonçalo Valduga

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes