Chama Crioula é acesa no Paço Municipal

14/09/2022 11:46
Cesar Lopes / PMPA
Executivo
Prefeito Sebastião Melo recebeu a chama dos cavalarianos do MTG

O prefeito Sebastião Melo recebeu, na manhã desta quarta-feira, 14, no Paço Municipal, o archote com a centelha da Chama Crioula da Semana Farroupilha trazida por um grupo de cavalarianos do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Eles percorreram o trajeto desde a 1ª Região Tradicionalista, passando pelo Palácio Piratini, Assembleia Legislativa, Brigada Militar até chegarem à Praça Montevidéo.

A entrega da Chama Crioula ao prefeito foi feita pelo presidente do MTG, Manoelito Savaris, e pelo patrono dos Festejos Farroupilhas, Adair de Freitas. Depois da entrega, foi aceso o Candeeiro Crioulo, símbolo dos festejos farroupilhas, em frente ao Paço Municipal.

“O acendimento da Chama Crioula é um rito que se repete há muitos anos e que exalta e reforça o tradicionalismo e amor ao nosso Rio Grande. Um povo que lutou pelos direitos do Estado, com coragem e união” - Prefeito Sebastião Melo.

Savaris destacou o orgulho que os porto-alegrenses ou aqueles que, por opção abraçaram a cultura local adotando a cidade como sua, têm da Capital dos gaúchos. “Porto Alegre se transformou ao longo dos anos em uma mescla cultural, de credos, etnias, uma verdadeira síntese da cultura gaúcha. Desejamos que a cidade tenha profícuas realizações nos seus 250 anos”, afirmou.

Após a cerimônia, os tradicionalistas saíram em cavalgada até o Palácio da Polícia, Loja Maçônica e Câmara Municipal de Porto Alegre. Participaram da solenidade, o secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Gunter Axt; secretário municipal de Obras, André Flores; e a presidente da Comissão dos Festejos Farroupilhas, Liliana Cardoso Duarte, entre outros.

Ivani Schutz

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes