Começam os preparativos do Cais Mauá para receber o South Summit

18/01/2022 17:40
Mateus Raugust / PMPA
EXECUTIVO
Prefeito e vice visitaram o local nesta terça-feira

Começaram nesta terça-feira, 18, as obras de adequações nos armazéns do Cais Mauá que irão sediar o South Summit Brasil, um dos maiores eventos internacionais de inovação e tecnologia. O prefeito Sebastião Melo, e o vice, Ricardo Gomes, estiveram presentes para conferir o início das obras e agradecer as parcerias privadas, que estão viabilizando as novas estruturas no local.

“Muito importante a sinergia que está acontecendo na cidade para que esse evento ocorra, fomentando a inovação e o desenvolvimento. Estamos trabalhando com muito empenho com os parceiros para juntos darmos mais um presente à sociedade no aniversário de Porto Alegre", diz Melo.

Pelo menos 25 empresas investiram um total de R$ 1,5 milhão para as adequações dos galpões. “Como cidade-sede, estamos acompanhando e dando total apoio para que os porto-alegrenses e turistas tenham um grande evento, experienciando inovação e o melhor da nossa cidade”, comenta Gomes.

Para o coordenador geral do South Summit Brasil, executivo da 4all (empresa organizadora do evento na Capital), Thiago Ribeiro, Porto Alegre terá um evento memorável que deve gerar frutos na economia e na formação das pessoas. “Teremos um armazém como palco central, onde acontecerão as palestras, um pavilhão como market place, onde as marcas estarão reunidas, e o outro para apresentar startups ao público”, explica. 

O evento irá ocorrer nos dias 29, 30 e 31 de março deste ano, nos galpões A4, A5 e A6. Na primeira etapa das obras, serão feitos o telhado, com substituição de forro, verificação e troca de calhas e telhas, e revisão e pintura dos portões e recomposição dos vidros. O projeto ainda terá etapa de limpeza e de instalação de infraestrutura.

Ineditismo na América do Sul - Pela primeira vez, o South Summit será totalmente realizado fora da Europa. Conforme a organização, a escolha de Porto Alegre se deu porque a cidade possui um ecossistema de inovação que conta com grandes parques tecnológicos e mais de mil startups. O Brasil é considerado o maior ecossistema da América Latina, sede de mais de 20 unicórnios, ou seja, empresas avaliadas em mais de US$ 1 bilhão. 

O South Summit é reconhecido como uma plataforma global para inovação e conexões entre os principais participantes do ecossistema global, startups, corporações e investidores para gerar resultados e negócios. A iniciativa, criada pela Startup Espanha em 2012, está sediada em Madrid e estende sua rede de conexão para o resto do mundo. Em Porto Alegre, deve impactar cerca de 20 mil pessoas, mais de 300 palestrantes em um total de 5 mil metros quadrados, no Centro Histórico. 

Manoela Tomasi

Lucas Barroso

Acompanhe a prefeitura nas redes