Comitiva nos EUA garante importantes conquistas para a cidade

27/11/2018 12:34
PMPA
EXECUTIVO
Agendas trataram da inovação da cidade, além de recursos do Banco Mundial

A segunda-feira, 26, foi de grandes avanços e perspectivas para a comitiva que representa Porto Alegre em missão nos Estados Unidos. Foram cinco agendas em Washington, capital do país, que trataram da inovação da cidade, com foco no 4º distrito, além da garantia de recursos do Banco Mundial para serviços de infraestrutura para a região.

Reunião com Deloitte - A empresa financiada pelo Banco Mundial elabora um plano de negócios para promover o desenvolvimento do 4º Distrito. Durante a reunião, a empresa apresentou à comitiva os projetos apontados como prioritários. Mobilidade, gestão de resíduos, novo centro administrativo e centro de inovação são as apostas da Deloitte. O relatório final será entregue no início de 2019.

Almoço com Sameh Wahba - A comitiva almoçou com o diretor global da área de Resiliência do Banco Mundial, para realizar um alinhamento institucional. O objetivo é avançar no plano de negócios para elaboração do projeto âncora de revitalização do 4º Distrito, que servirá como modelo para aplicar em outras áreas da cidade. Também foi tratada a reestruturação do plano diretor da cidade. 

Reunião com Banco Mundial - Durante a reunião com representantes do Banco Mundial, houve a confirmação de que Porto Alegre contratará um empréstimo de US$ 30 milhões, com intermédio do BRDE, para apoiar o plano de desenvolvimento do 4º Distrito, com foco na contenção de alagamentos, saneamento e mobilidade urbana. Além disso, a prefeitura obteve outro importante apoio, por meio da oferta de assistência técnica da entidade, que servirá para a estruturação de projetos e revisão do Plano Diretor da capital gaúcha, com recursos a fundo perdido. 

Reunião na Embaixada do Brasil em Washington - Foi determinante para uma reaproximação da prefeitura com a embaixada, com intuito de conseguir apoio para interlocução com outros agentes do governo federal, com foco em captação de recursos para a cidade. A comitiva também teve a oportunidade de falar sobre o desenvolvimento de tecnologias na área da saúde e inovação. A embaixada se colocou à disposição para auxiliar a identificar parceiros para o prospecto de investimentos internacionais, especialmente em inovação, Data Science e saúde.

Jantar de confraternização - Para encerrar a noite, o prefeito Nelson Marchezan Júnior e a comitiva participaram de um jantar de confraternização com a Global Federation of Competitiveness Councils, que organiza o Smart Cities New York, e com representantes da embaixada do Brasil, que estão ajudando na interlocução com possíveis apoiadores dos projetos da cidade. Com a GFCC, o prefeito iniciou um diálogo sobre a possibilidade de Porto Alegre participar em maio do evento em Nova York, promovendo os projetos de inovação da cidade na exposição.

Nesta terça-feira, 27, os representantes participam de agendas no Banco Interamericano de Desenvolvimento, International Financial Cooperation, escritório de PPPs de Washington, entre outras.

  

 

Elisandra Borba com informações de Marcela Ávila

Fabiana Kloeckner