Concorrência para manter relógios de rua tem quatro propostas
Duas empresas e dois consórcios apresentaram propostas ao edital de concessão para instalação e conservação de 168 relógios eletrônicos digitais de rua em Porto Alegre. A abertura dos envelopes contendo as propostas técnicas foi feita na tarde dessa segunda-feira, 8, pela Comissão de Licitação da Prefeitura, na sala da Superintendência de Licitações e Contratos. O lançamento do edital foi feito em maio.
As empresas e consórcios licitantes são Brasil Outdoor Ltda., JCdecaux do Brasil Ltda. e Consórcio All Space Poa e Consórcio Inova Poa. O valor mínimo de outorga é de R$ 7 milhões, com pagamento de 20% no ato de assinatura do contrato. O secretário municipal de Parcerias Estratégicas, Thiago Ribeiro, considera muito positiva a apresentação de quatro propostas de empresas de publicidade, propaganda e tecnologia, algumas com atuação nacional em grandes capitais do Brasil, como Rio de Janeiro e São Paulo. “Isso mostra que o nosso edital de licitação foi cuidadosamente elaborado pela gestão atual, incluindo duas consultas públicas, o que atraiu o interesse das empresas”, diz o secretário.
Prazos - Após esta etapa, as propostas técnicas serão analisadas pelos integrantes da Comissão de Licitação, que agendará uma nova data para a abertura da proposta comercial e habilitação do primeiro colocado. Depois, o vencedor terá até 45 dias para apresentar o protótipo do relógio de rua. A Prefeitura terá mais dez dias para aprovação do protótipo. O contrato deverá ser assinado em setembro, e a instalação dos relógios deve se iniciar até o fim do ano.
A empresa vencedora terá 24 meses para concluir a instalação dos relógios de rua e ficará responsável pela conservação dos equipamentos. Além de informarem hora e temperatura, os relógios serão equipados com câmeras de segurança, medidores de radiação solar e painel de mensagens ao cidadão, além de contarem com wi-fi gratuito. Eles estarão em diversos pontos da cidade, em pontos onde já há licenciamento ambiental.
Taís Dimer Dihl