Copa América: definidos trânsito e transporte para jogo na Arena

15/06/2019 09:27
Joel Vargas / PMPA
COPA AMÉRICA
Atividades em torno da competição começaram com evento na sexta-feira

A primeira partida da Copa América 2019 em Porto Alegre será neste sábado, 15, às 16h, na Arena do Grêmio, entre Venezuela e Peru, válida pelo grupo A. Para ser uma das sedes da competição, a capital gaúcha concentrou esforços de segurança, de estrutura e de mobilidade visando a receber os torcedores, turistas e as delegações. Quatro horas antes de cada partida, começam as alterações e desvios do trânsito para o evento. Três horas antes, inicia-se a operação de linhas especiais para levar os torcedores até o estádio. Serão quatro linhas especiais, com saída em diferentes locais da cidade: Largo Glênio Peres, Terminal Peri Machado (rua Peri Machado), Shopping Iguatemi (rua Antônio Carlos Berta) e Shopping Praia de Belas (rua Cecília Meirelles). Uma hora antes do término dos jogos será implementado sentido único na avenida AJ Renner, sentido bairro-Centro, até a avenida Amynthas Jacques de Moraes. Veja aqui as demais ações e os mapas da operação.

As atividades em torno da Copa América começaram nessa sexta-feira, 14, na Capital. O roteiro especial do Linha Turismo, elaborado especialmente para circular no período da competição, iniciou a operação às 10h. À noite, o palco da festa foi o Anfiteatro Pôr do Sol, onde se apresentou a cantora Iza no evento Arena nº 1, concluído com a transmissão em telão do jogo Brasil 3 x 0 Bolívia. (fotos)

A rede hoteleira de Porto Alegre, com capacidade para 8.600 unidades habitacionais (cerca de 18 mil camas), tem entre 80% e 85% da ocupação nas datas dos jogos da Copa América 2019. Além disso, os hostels já estão 100% lotados para os dias das partidas, que ocorrem de 15 de junho a 3 de julho na Arena do Grêmio. 

Entre as ações que serão realizadas pela prefeitura, estão as Centrais de Informações ao Turista (CIT), disponíveis no Mercado Público, Travessa do Carmo e Aeroporto Salgado Filho, tour da Copa (ônibus Linha Turismo) e atividades do Acampamento Farroupilha. O Escritório de Turismo (ETUR) distribuirá materiais de informações turísticas com atendimento em língua estrangeira (português, espanhol e inglês) no Centro Histórico, no Linha Turismo, no aeroporto e pelo CIT Móvel em dias de jogos.

Também serão realizadas atividades de fiscalização de comércio irregular na área demarcada pela Conmebol (Arena do Grêmio, Beira-Rio, estação Trensurb do Mercado Público e Rodoviária).

Joel Vargas / PMPA
COPA AMÉRICA
Show da cantora Iza foi a principal atração da Arena nª 1 no Anfiteatro Pôr do Sol

Entre as medidas adotadas pela administração municipal para realização do evento, desde o final de maio, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) reforçou as atividades (já realizadas rotineiramente) nos bairros envolvidos com as ações da Copa América. Foram intensificados os serviços de limpezas e desobstruções de redes pluviais, podas e levantamentos de copas de árvores, além de manutenção da iluminação pública e da pavimentação das vias. Também se ampliaram os trabalhos de capina e roçada de vias e praças, bem como de varrição e limpeza de focos de lixo. 

A mobilização reúne 300 trabalhadores de todas as áreas, sendo elas, os departamentos municipais de Água e Esgotos (Dmae) e de Limpeza Urbana (DMLU); a Divisão de Conservação de Vias Urbanas (DCVU); a Equipe de Manejo Arbóreo (EMA); e a Coordenação de Iluminação Pública (CIP).

Segurança - A Guarda Municipal vai auxiliar as forças de segurança estaduais, além de ajudar na mobilidade na região do estádio e pontos turísticos da Capital, além de coibir o comércio ilegal na região da Arena do Grêmio. “Utilizaremos amplamente o Centro Integrado de Controle da Cidade de Porto Alegre onde, além do monitoramento por câmeras, haverá nele um integrante de cada órgão da prefeitura, com o objetivo de facilitar o fluxo de informações, a chegada de demandas e assim otimizar a resposta de ação”, informa o chefe da Equipe Operacional da Guarda Municipal, Marcelo Nascimento da Silva.

Saúde -  A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) será responsável pelas ações de vigilância sanitária e preparação de hospitais e clínicas para atendimento às delegações das seleções e turistas. Também intensificará a vigilância em locais de eventos e pontos turísticos da cidade, dentro e fora dos estádios. 

Além disso, fará a vistoria em serviços de saúde de retaguarda e de transporte de pacientes (ambulâncias), em locais de hospedagem e fornecimento de alimentos, e da qualidade da água. Por fim, manterá plantão da vigilância epidemiológica 24 horas.

Trânsito -  A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim) e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) coordenarão todas as mudanças de trânsito e transporte público nos dias de jogos, deslocamentos de seleções e autoridades. O esquema será um só para todas as partidas, com alterações se houver necessidade. Além disso, em dias que não há jogos, também serão monitorados os pontos turísticos, rotas entre aeroporto e hotéis, centros de treinamento e estádio. 

Calendário de jogos:
- 15/06 - 16h - Venezuela x Peru
- 20/06 -  20h - Uruguai x Japão
- 23/06 - 16h -  Catar x Argentina
- 27/06 - 21h30 - Quartas de Final
- 03/07 - 21h30 - Semifinal

 Operação em dia de jogos - veja aqui ações e mapas

7 horas antes de cada partida 
As equipes começam a ser distribuídas em pontos estratégicos para o monitoramento e orientação do trânsito, transporte coletivo e pedestres. Neste momento começam os isolamentos para impedir o estacionamento de veículos nas seguintes vias: 

- Rua Gilberto Lehnen: Isolamento nos dois sentidos, entre Av. Pe Leopoldo Brentano e rua Airton Ferreira da Silva;
- Avenida José Pedro Boéssio: Isolamento nos dois sentidos, entre Av. A J Renner e Rua Palmira Gobbi; 
- Rua Palmira Gobbi: Isolamento nos dois sentidos, entre Av. José Pedro Boéssio e Rua Clóvis Paim Grivot;

 4 horas antes de cada partida 
-Começam as alterações e desvios do trânsito para o evento.
- É fechado o acesso da BR 448, sentido interior-capital, em direção à Padre Leopoldo Brentano e Gilberto Lehnen.
- Pe Leopoldo Brentano x Av. A J Renner - bloqueado o acesso de veículos à Av. Pe Leopoldo Brentano.
- Av. A J Renner x R Dona Teodora - Implementado sentido único na Av A J Renner até a Rua Padre Blasio Vogel em direção à Arena
- Av Voluntários da Pátria x R Adelino Machado de Souza - Neste ponto haverá um filtro para que sigam em direção à Arena apenas veículos credenciados. Veículos não credenciados e transporte coletivo farão o desembarque dos passageiros na Rua Adelino Machado de Souza e retornarão em direção ao centro pela Rua Frederico Mentz.
- Av. Voluntários da Pátria x R. Graciano Camozzato - Neste ponto haverá um novo filtro do COL, BM e EPTC afim de que apenas passem veículos credenciados e pedestres.
- R. Frederico Mentz x R. Graciano Camozzato - bloqueio para permitir apenas a passagem de pedestres em direção à Arena e direcionar os demais veículos pela Rua Frederico Mentz em direção ao Centro, esta operação irá até o final da operação de saída da Arena.
- R. Frederico Mentz x R. Adelino Machado de Souza - Neste ponto todo o trânsito de veículos oriundos da Avenida Voluntários da Pátria x Adelino Machado de Souza será direcionado para Rua Frederico Mentz em direção ao Centro, se necessário for será realizado um sentido único até a Rua Dona Teodora.
- R. Frederico Mentz x Dona Teodora - Se necessário for será feito o bloqueio da R. Frederico Mentz para execução do sentido único em direção ao centro. Este ponto será mantido somente durante a operação de entrada e saída da Arena.   

3 horas antes de cada partida 
- Linhas especiais de transporte coletivo - Começam a operar as linhas especiais para levar os torcedores até o estádio. Serão quatro linhas especiais, com saída em diferentes regiões da cidade. 
- Linha F04 - saída do Largo Glênio Peres, com desembarque na Rua Adelino Machado de Souza x Av. Voluntários da Pátria. No retorno a linha parte da Av. Padre Leopoldo Brentano, com desembarque na Av. Borges de Medeiros.
- Linha T2.3 Arena - saída do Terminal Peri Machado, com desembarque na Rua Adelino Machado de Souza x Av. Voluntários da Pátria. No retorno, a linha parte da Av. Padre Leopoldo Brentano, com desembarque no Terminal Peri Machado.
- Linha LCA1 - Especial Copa América - Shopping Iguatemi  - saída do Terminal na Rua Antônio Carlos Berta, com desembarque na Av. José Pedro Boéssio. No retorno a linha parte da Av. José Pedro Boéssio, com desembarque no Terminal na Rua Antônio Carlos Berta.
- Linha LCA2 - Especial Copa América - Shopping Praia de Belas - saída do Terminal na Rua Cecília Meireles e com desembarque na Av. José Pedro Boéssio. No retorno a linha parte da Av. José Pedro Boéssio, com desembarque no Terminal na Rua Cecília Meireles. 

Operação de saída da Arena  
- Cerca de 1h antes do término da partida será implementado sentido único AJ Renner, sentido b/C até a Av Amynthas Jacques de Moraes;
- Av. Voluntários da Pátria x R Adelino Machado de Souza - sentido único da Av. Voluntários da Pátria em direção ao Centro até a Rua São Jorge.
- R. Frederico Mentz x R. Graciano Camozzato: conforme avaliação dos agentes, e se houver necessidade, será implementado sentido único na Rua Frederico Mentz em direção ao centro até a Rua Dona Teodora.

Leia também:

Ações de segurança serão fortalecidas durante a Copa América

Copa América: novo roteiro do Linha Turismo começa nesta sexta

Atrações movimentam o Anfiteatro Pôr do Sol na Copa América

 

Gabriela Duarte e Gonçalo Valduga

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes