Covid-19: Melo defende cogestão efetiva em reunião do conselho

30/04/2021 17:12
Lucas Rivas/Divulgação PMPA
EXECUTIVO
"Nós temos condições de tomar as decisões para Porto Alegre, com responsabilidade e fiscalização”, afirmou o prefeito

O prefeito Sebastião Melo participou, na tarde desta sexta-feira, 30, da videoconferência semanal do Conselho Multissetorial para o Enfrentamento à Covid-19 (Comue-Covid). Melo defendeu, no novo modelo de bandeiras, maior gerência dos prefeitos para manejar a crise provocada pela pandemia e que o Estado tenha um papel orientativo.

“Tenho uma relação muito respeitosa com o governador Eduardo Leite, mas, referente ao sistema de bandeiras, temos divergências sobre as melhores medidas a serem implementadas. Nós temos condições de tomar as decisões para Porto Alegre, com responsabilidade e fiscalização”, afirma Melo.

O encontro, coordenado pelo secretário extraordinário de Enfrentamento da Covid-19, Cesar Sulzbach, contou também com a participação da equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Segundo dados da Atenção Hospitalar e Urgências da SMS, a ocupação de leitos de UTI era de 90,8% nesta tarde. Para o diretor João Marcelo Lopes Fonseca, os indicadores mostram uma certa estabilidade há quase quatro semanas.

Vacinação e testagem - O diretor da Vigilância em Saúde, Fernando Ritter, falou sobre a vacinação contra a Covid-19. Ele explicou que nesta sexta-feira a prefeitura iniciou a imunização para parte do grupo das comorbidades, previsto na fase 1 do plano nacional de imunizações. Na próxima semana está prevista a chegada a Porto Alegre de 32 mil doses da Pfizer.

A volta às aulas na Rede Municipal de Ensino ocorreu na quinta-feira, 29, com a  testagem de professores e demais profissionais da educação. Os trabalhadores das 98 escolas municipais e 209 comunitárias serão testados nos laboratórios credenciados pela prefeitura. A expectativa é testa,r até o dia 7 de maio, cerca de 1.600 professores e demais trabalhadores das instituições que entraram em atividade nesta primeira etapa de retomada das aulas. O objetivo da prefeitura é evitar que pessoas assintomáticas transmitam o vírus.

 

Lissandra Mendonça

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes