Covid-19: Prefeitura reforça importância dos protocolos sanitários

18/02/2021 08:33
Giulian Serafim / PMPA
SEGURANÇA
Ações de fiscalização foram intensificadas e têm enfoque educativo

A Prefeitura de Porto Alegre pede que a população não se descuide das regras de higienização, distanciamento interpessoal, uso máscaras e combate a aglomerações. A colaboração dos porto-alegrenses é fundamental para controlar a proliferação do coronavírus, manter a economia ativa e garantir a volta às aulas com segurança. A preocupação do Executivo é com avanço da ocupação de leitos de UTI, que nos últimos dias cresceu mais de 13%. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, nessa quarta-feira, 17, 47,99% do total de pacientes adultos em UTI (público e privado) eram de Covid-19.

O secretário extraordinário de Enfrentamento à Covid-19, Renato Ramalho, afirma que mesmo com o avanço da  vacinação, os cidadãos devem continuar respeitando os protocolos sanitários de funcionamento. “Nossa preocupação é harmonizar saúde com a preservação das atividades econômicas, do emprego e da renda”, afirma o titular.

Ramalho lembra que no dia 9 de janeiro, o Executivo publicou o decreto 20.891 com os novos protocolos sanitários gerais e setorizados para o funcionamento de atividades. A maior rigidez nas regras acompanha o Plano de Cogestão Regional, assinado pelo prefeito Sebastião Melo e gestores dos municípios que integram a R10. A partir da cogestão, a Capital passou a adotar as regras da bandeira laranja do Sistema Estadual de Distanciamento Controlado. “Flexibilizamos as atividades, ao mesmo tempo em que exigimos mais responsabilidade de empresários e comerciantes. Todos têm que fazer a sua parte”, reforça o secretário.

Fiscalização - Desde janeiro, a prefeitura vem reforçando as ações de fiscalização com enfoque educativo. O Escritório de Fiscalização, formado por diversos órgãos e secretarias municipais, tem estado diariamente nas ruas e estabelecimentos comerciais orientando sobre as regras sanitárias.

Uma das preocupações do governo municipal é o combate a aglomerações e festas clandestinas.  Agentes da Guarda Municipal, com apoio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Brigada Militar, tem intensificado as operações principalmente nas regiões boêmias da cidade. Denúncias sobre podem ser feitas pelos telefones 156 ou 153.  

Confira aqui os protocolos sanitários de funcionamento.

 

Lissandra Mendonça

Elisandra Borba

Acompanhe a prefeitura nas redes