Covid-19: Vacinação, volta às aulas e fiscalização são temas de videoconferência

12/02/2021 16:39
Guarda Municipal/PMPA
SEGURANÇA
Controle para evitar aglomerações durante o período de carnaval será intensificado pelos órgãos públicos

Os integrantes do Conselho Multissetorial para o Enfrentamento à Covid-19 (Comue-Covid)  reuniram-se, na tarde desta sexta-feira, 12, por videoconferência. Estiveram na pauta a situação epidemiológica de Porto Alegre, o avanço da vacinação de idosos, retorno às aulas e o reforço na fiscalização para evitar aglomerações no carnaval. 

O encontro foi aberto pelo vice-prefeito Ricardo Gomes, que agradeceu a disponibilidade de todos que dedicam uma hora por semana para colaborar com o Conselho. Gomes ressaltou que a prefeitura segue atenta aos indicadores e que a ocupação de leitos de UTI se mantém em uma zona de razoabilidade. Destacou ainda o avanço da imunização contra Covid-19, que nesta sexta-feira passou de 80,7 mil doses aplicadas. “Estamos seguindo as diretrizes do governo do Estado e do Ministério da Saúde, e a resposta da população tem sido muito positiva”, afirma, lembrando que o prefeito Sebastião Melo tem acompanhado pessoalmente o trabalho nas unidades de saúde. 

Outros temas da reunião foram o reforço da fiscalização no carnaval, para evitar aglomerações, e o descumprimento dos protocolos sanitários de funcionamento de atividades econômicas. Os agentes da Guarda Municipal terão apoio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e da Brigada Militar para cobrir as regiões da cidade com maior movimentação em bares, principalmente à noite. “Contamos também com a colaboração da população para que nos ajude e denuncie casos de aglomerações ou festas clandestinas”, afirma o secretário municipal extraordinário de Enfrentamento da Covid-19, Renato Ramalho. Denúncias podem ser feitas pelos telefones 156 ou 153.

Volta às aulas -  A secretária municipal de Educação, Janaina Audino, apresentou a estratégia organizada pela prefeitura para a reabertura das escolas municipais, prevista para o próximo dia 22. Além de um sistema de revezamento durante a semana para enviar os filhos às aulas presenciais, os pais ainda poderão optar por mantê-los em atividades remotas.

Lissandra Mendonça

Rui Felten

Acompanhe a prefeitura nas redes