Dada ordem de início para revitalização da Orla de Ipanema

05/06/2021 12:54
Giulian Serafim/ PMPA
EXECUTIVO
Assinatura da ordem de início marca o Dia Mundial do Meio Ambiente em Porto Alegre

No Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, a Prefeitura de Porto Alegre e a construtora Melnick assinaram a ordem de início de uma série de intervenções previstas para a qualificação da Orla de Ipanema. O documento define duas ações por parte da empresa: a revitalização dos cerca de dois quilômetros do calçadão e a reurbanização dos canteiros do mesmo trecho, que se estende entre a Rua Dea Coufal e as imediações do Clube do Professor Gaúcho.

Hoje daremos início, em parceria com a Melnick, da revitalização de um dos lugares mais queridos da cidade. Isso é elevar a alma da cidade, embelezar, fazer com que as pessoas curtam aquilo que há de mais extraordinário entre tantos espaços maravilhosos que tem Porto Alegre. Cuidar da cidade é cuidar de todos os bairros e cuidar de todos os bairros é cuidar também de Ipanema - Prefeito Sebastião Melo.

A execução é viabilizada por meio do Termo de Alienação de Solo Criado por Contrapartida (TASCC), modelo que permite ao empreendedor pagar a compra de índice construtivo por meio da execução de obras importantes para a comunidade. Neste caso, em específico, o valor tem origem da compra de solo criado para a construção de um empreendimento da Melnick, localizado na Rua Santa Cecília.

“A possibilidade de pagamento do solo criado por contrapartida dá a opção de que os próprios empreendedores realizem a construção e a revitalização de áreas verdes e espaços públicos importantes para a cidade. É uma alternativa que permite mais economicidade e eficiência no uso dos recursos municipais”, explica o secretário Germano Bremm.

As obras no calçadão, no valor de R$780 mil, devem ser concluídas até 7 de novembro. Já os canteiros centrais (R$ 385 mil) deverão estar prontos até o início de setembro.

Obras a serem executadas:

  • conserto do passeio, que vai passar por alargamentos em trechos específicos, avançando na faixa de areia e criando espaços adicionais de contemplação
  • instalação de novos bancos e lixeiras
  • execução de rebaixos e de realinhamento de meio-fio
  • colocação de piso podotátil
  • colocação de novas churrasqueiras
  • revitalização de dois playgrounds e duas academias de ginástica
  • aplicação de rampas e acessos que garantam acessibilidade
  • plantio de grama
  • reforma de quadra esportiva de vôlei
  • execução de muros de contenção e o enroncamento contra enchentes

Também participaram do ato o vice-prefeito Ricardo Gomes, a primeira-dama Valéria Leopoldino, os secretários Marcos Felipi Garcia, Pablo Mendes Ribeiro, Flávio Dutra, o procurador-geral Roberto Rocha, os vereadores Pablo Melo e Comandante Nádia e o diretor de incorporação da Melnick, Marcelo Guedes, além de representantes das associações do bairro Ipanema.

Carla Bisol

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes