Defesa Civil alerta para possibilidade de temporal neste domingo

06/04/2024 08:35

A Defesa Civil de Porto Alegre est√° atenta √†s atualiza√ß√Ķes da previs√£o do tempo e √†s condi√ß√Ķes meteorol√≥gicas previstas para este final de semana. O √≥rg√£o municipal emitiu um alerta preventivo diante da possibilidade de tempestade que pode atingir a Capital no domingo, 7. Seguindo as orienta√ß√Ķes da Sala de Situa√ß√£o da SEMA-RS, existe possibilidade de tempo severo e chuvas intensas (entre 40 e 60 mil√≠metros por dia), com fortes rajadas de ventos (entre 60 e 80 quil√īmetros por hora) e eventual queda de granizo.

Essas condi√ß√Ķes podem acarretar danos em edifica√ß√Ķes, interrup√ß√£o no fornecimento de energia el√©trica, queda de √°rvores, alagamentos e dificuldades na mobilidade urbana. A Comiss√£o Permanente de Atua√ß√£o em Emerg√™ncia (Copae), formada por diversos √≥rg√£os municipais e estaduais, est√° monitorando de perto as atualiza√ß√Ķes da previs√£o do tempo e mantendo equipes preparadas para prestar assist√™ncia √† popula√ß√£o caso necess√°rio.

A Defesa Civil orienta que a popula√ß√£o tome medidas de precau√ß√£o, evitando sair de casa durante o per√≠odo do alerta. √Č fundamental buscar abrigo em locais seguros e manter dist√Ęncia de postes, √°rvores e placas de sinaliza√ß√£o e publicit√°rias, que podem representar riscos durante ventos fortes. Al√©m disso, √© recomendado n√£o atravessar √°reas alagadas, estar atento a poss√≠veis mudan√ßas nas encostas e evitar o uso de aparelhos eletr√īnicos conectados √† rede el√©trica.

Em caso de d√ļvidas ou emerg√™ncias, a popula√ß√£o deve entrar em contato imediatamente com a Defesa Civil pelo n√ļmero 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo n√ļmero 193.

B√°rbara Barbieri