Desafio Criativo Centro+ escolhe projetos vencedores

26/09/2021 19:53
Giulian Serafim/PMPA
EXECUTIVO
Prefeito Sebastião Melo esteve no Farol Santander neste domingo para acompanhar definição das propostas vencedoras

Após uma maratona de 48 horas no Farol Santander, o Desafio Criativo Centro+ chegou ao final com a escolha dos projetos vencedores. As propostas foram apresentadas e analisadas pela banca julgadora ao longo da tarde deste domingo, 26, e o resultado foi anunciado às 19h.

A iniciativa uniu poder público, academia e iniciativa privada em uma maratona cuja finalidade foi apresentar propostas que alavanquem o desenvolvimento e resgatem o protagonismo do Centro Histórico por meio de soluções aplicáveis no seu processo de revitalização em cinco temáticas: Mobilidade Urbana, Mobiliário Urbano, Vivências do Centro, Ativação Econômica e Iconicidade.

“Muito gratificante presenciar a disposição e a criatividade dos participantes engajados em contribuir com a cidade. O desafio simboliza o sentimento de pertencimento que queremos estimular em casa cidadão†- Prefeito Sebastião Melo.

Os vencedores foram os projetos: Qual a parada? (1º), Passa aqui no Centro (2º) e Iluminarte (3º). O primeiro colocado propôs uma solução para os terminais de ônibus do Centro Histórico, a partir de equipamentos analógicos e digitais que auxiliam a localização dos veículos e seus itinerários. O segundo focou na história da cidade tendo como ponto de partida o bairro e propondo rotas turísticas temáticas. Já o terceiro colocado, apresentou um projeto que visa iluminar obras de artes e dar significado aos monumentos, a partir da instalação de totens informativos e do estímulo à participação em jogos mobile.

Coordenador do Centro+, o secretário municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, saudou a todos os participantes e destacou o potencial de aplicação daquilo que foi produzido ao longo do hackathon. "São projetos inovadores, mas que demonstram pé no chão e grande potencial de aproveitamento. Estamos satisfeitos com a mobilização em torno da revitalização do Centro Histórico. Esse engajamento em prol da nossa causa nos motiva ainda mais a seguir trabalhando", afirmou.

Engajamento e inovação - Ao longo das três semanas de atividades, mais de 5 mil pessoas visualizaram o evento. O Desafio Criativo Centro+ contou com 150 inscritos, divididos em 25 grupos. Nos últimos 15 dias, os participantes trabalharam de forma remota, em lives e mentorias feitas por meio de videoconferência. Os melhores projetos foram submetidos a uma banca técnica, que avaliou as propostas e selecionou as seis melhores para a etapa final e presencial, no Farol Santander, local onde as equipes trabalharam desde sexta-feira, 24, ao lado de mentores e técnicos de áreas como arquitetura, indústria criativa, economia, engenharia e TIC.

Giulian Serafim/PMPA
EXECUTIVO
Foram três semanas de atividades, que mobilizaram 5 mil pessoas

Esse processo foi fundamental para os ajustes necessários para a finalização dos projetos e a elaboração do pitch – apresentação feita à banca com o intuito de “vender†a ideia, convencendo os jurados de que há potencial de aplicabilidade na proposta. “Independentemente do resultado, chamaremos todos os participantes para debater com mais profundidade cada projeto, buscando entender melhor o objeto de cada umâ€, garantiu o secretário municipal de Inovação e coordenador do Pacto Alegre, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho.

Banca - Compuseram a banca final o superintendente de Inovação da PUC-RS, Jorge Audy; a diretora da Abedesign-RS, Daniela Nunes; o presidente do Sindilojas POA, Paulo Kruse; a presidente da Procempa, Letícia Batistela; a comunicadora Mauren Mota; o jornalista Raul Cost Jr.; a presidente da Associação dos Permissionários do Mercado Público, Adriana Kaiser; e o CEO da empresa Space Hunters, Francisco Zancan.

O hackathon foi uma parceria entre Prefeitura de Porto Alegre, Pacto Alegre, BS Project, Conectar.Hub e Sindilojas POA, apoiada por: Clash Design; CEIA; Farol Santander; AGS – Agência Gaúcha de Startups; Arte Lab, ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade; IMED; Melnick; POA Inquieta; Space Hunters; Sinepe/RS; SINDIHOSPA, UniRitter, Aliança para Inovação; Instituto Cultural Floresta e RGE.

 

Claiton Silva

Lissandra Mendonça