Drenagem e marco regulatório pautam encontro de Melo com secretário nacional de Saneamento

17/09/2021 16:29
Mateus Raugust/PMPA
EXECUTIVO
Prefeito recebeu Pedro Maranhão no Paço Municipal

O prefeito Sebastião Melo recebeu nesta sexta-feira, 17, o secretário nacional de Saneamento, Pedro Maranhão, para debater sobre o novo Marco Legal do Saneamento Básico. O encontro realizado no Salão Nobre, do Paço Municipal, também contou com a participação de técnicos do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).

Melo defendeu a inclusão dos serviços de drenagem no novo marco regulatório para garantir a universalização do saneamento básico. “Além do tratamento de água e esgoto, temos que estar atentos aos serviços de drenagem na cidade. Quando chove em Porto Alegre, algumas áreas sofrem com os alagamentos e nós estamos trabalhando para resolver este problema crônico”, afirma Melo.

Para Maranhão, a sugestão vinda de Porto Alegre poderá ampliar o debate em âmbito nacional. “A ideia é muito bem-vinda. Será muito interessante incluir as ações de drenagem no marco regulatório. Realmente, cada região do país defende uma demanda, mas a macrodrenagem é de extrema importância”, diz o secretário.

Além do marco regulatório, a ampliação de recursos para o setor e a prorrogação de prazo para as obras no Arroio Areia e Ponta do Arado também foram tratados.

Abastecimento - Hoje, 99,5% da população da Capital é atendida com abastecimento de água pelo Dmae e 212 milhões de metros cúbicos de água são tratados por ano. Mais de 91% dos moradores contam com coleta de esgoto sanitário da autarquia. O Dmae também é responsável pela manutenção e execução de obras do sistema de drenagem.

A reunião ainda contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Rio Grande do Sul, Luiz Carlos Busato, além do diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia, dos secretários municipais de Planejamento, Cezar Schirmer, de Parcerias, Ana Pellini, e o diretor Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Paulo Marques.

 

Lucas Rivas

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes