Em caráter emergencial, prefeitura fará pagamento na segunda-feira e notificará empresa de coleta para regularizar documentação

17/10/2021 08:36
Mateus Raugust/PMPA
EXECUTIVO
O valor deve ser destinado à quitação do vale-alimentação dos trabalhadores, que paralisaram o serviço nesse fim de semana

Para garantir a retomada do serviço de coleta domiciliar de lixo da modalidade porta a porta, o prefeito Sebastião Melo determinou o pagamento na segunda-feira, 18, próximo dia útil, de R$ 500 mil à empresa Litucera. O valor deve ser destinado à quitação do vale-alimentação dos trabalhadores, que paralisaram o serviço, alegando falta de repasses. Simultaneamente, a terceirizada será notificada a completar a documentação prevista no contrato, o que não ocorreu até o momento.

A definição ocorreu durante reunião emergencial convocada para a manhã deste sábado, 16, no Paço Municipal, com a participação presencial e virtual de gestores municipais e representantes da empresa. A Litucera, com sede em Vinhedo (São Paulo), atua em caráter emergencial desde junho.

“Determinei o pagamento parcial diante da emergência de restabelecer o serviço essencial à população. E a empresa assumiu o compromisso de repassar os valores aos trabalhadores para a retomada o mais rápido possível. Eles ainda tem que comprovar o restante da documentação para as demais quitações do serviço”, afirmou o prefeito.

A coleta, que está sendo parcialmente atendida em operação especial da prefeitura, deverá ser regularizada a partir de segunda-feira, quando a empresa efetivar o reembolso aos profissionais.

A paralisação temporária dos trabalhadores da Litucera Limpeza e Engenharia Ltda, responsável pelo serivço, teve início na noite desta sexta-feira, 15, sob alegação de falta de repasse do vale-alimentação. As coletas automatizados (contêiner) e seletiva seguem operando normalmente na Capital
 

Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Após a reunião, foi formalizado compromisso para a retomada dos serviços de coleta de lixo entre a prefeitura e a empresa

Operação de emergência - A prefeitura montou uma operação especial para realizar a coleta domiciliar durante o fim de semana. Durante este sábado, uma equipe de aproximadamente 100 pessoas e 35 caminhões próprios fazem o recolhimento dos resíduos. As coletas automatizadas (contêiner) e seletiva seguem operando normalmente.

Participaram da reunião os secretários municipais de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia, de Administração, André Barbosa, a procuradora-geral em exercício, Eleonora Braz Serralta, o controlador-geral do Município, Silvio Zago, o diretor do DMLU, Paulo Marques, integrantes da equipe técnica da prefeitura e representantes da empresa Litucera.

 

Carol Seeger

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes