Equipes da prefeitura estão mobilizadas para minimizar impactos da chuva

30/06/2020 12:29
Anselmo Cunha / PMPA
TRANSPORTE E CIRCULAÇÃO
Agentes da EPTC estão nas ruas para orientar o trânsito

A prefeitura está mobilizada para minimizar os estragos causados pela chuva que atingiu a cidade nesta terça-feira, 30, e diante da previsão meteorológica de ventos fortes nas próximas horas. Equipes das secretarias municipais de Serviços Urbanos, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Defesa Civil, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Departamento Municipal de Ãgua e Esgotos (Dmae) e Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) trabalham no atendimento a ocorrências, limpeza e desobstrução de ruas.

Em menos de 12 horas choveu cerca de 70 milímetros em Porto Alegre, mais da metade da média histórica para todo mês de junho, que é de 134 milímetros, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com a Defesa Civil do Município, o grande volume, em pouco tempo, provoca acúmulo de água em vários pontos da cidade. Qualquer emergência ligue para 199 da Defesa Civil.

As equipes de fiscalização de trânsito e manutenção elétrica da EPTC foram reforçadas e desde a madrugada deslocadas para os pontos mais críticos e com mais risco de acidentes para monitorar a circulação, restaurar a sinalização e auxiliar os usuários. Foram registrados pelo menos 11 casos envolvendo quedas de árvores ou galhos, em atendimento pelas Equipes de Manejo Arbóreo (EMA) da SMSUrb. Equipes de zeladoria urbana do DMLU, também atuam na limpeza e no recolhimento de lixo espalhados pelo evento climático.

Com a chuva forte, desde a madrugada dessa terça-feira, técnicos do Departamento Municipal de Ãgua e Esgotos (Dmae) trabalham em serviços de desobstrução de redes e valas. Até o momento, todas as estações de bombeamento de águas pluviais (casas de bombas) estão a pleno funcionamento. Entre os locais que foram atendidos pelas equipes, está o Arroio Capivara, na avenida Tramandaí. O local estava obstruído por troncos e entulhos, descartados irregularmente nas ruas e margens do arroio. Com o volume de chuva, esses resíduos se acumulam, impedindo o escoamento natural da água. No Arroio Sarandi, estão previstas ações de dragagem em alguns trechos.

Investimentos - Para amenizar os transtornos com alagamentos em locais que há décadas sofrem com a falta de investimentos em estrutura de drenagem, a prefeitura realiza obras importantes, como a macrodrenagem do Arroio Areia e melhorias na capacidade das casas de bomba, que eram de 40% em 2017 e hoje estão em 80%. A maior obra de macrodrenagem da história da Capital, que vai minimizar os transtornos com alagamentos, principalmente na Zona Norte, está em andamento. A macrodrenagem da Bacia do Arroio Areia conta com um conjunto de 26 obras, sendo que duas já estão prontas e outras seis em andamento.

Além de investimentos na infraestrutura de drenagem, o auxílio da população é essencial para diminuir os problemas em dias de chuva. Mesmo que as equipes realizem limpezas periódicas de remoção de resíduos, com o alto volume de chuva, todo o lixo jogado irregularmente pelos moradores nas ruas ou margens dos arroios, obstruem as canalizações e valas, impedindo o escoamento natural das águas.

Denúncias de descarte irregular de resíduos podem ser feitas por meio do telefone 156. Solicitações de manutenção e serviços pluviais também podem ser realizadas através do 156, opção 2.

 

 

Lissandra Mendonça

Fabiana Kloeckner