Evento comemora 45 anos da irmandade com Província de Shiga do Japão

14/11/2025 19:00
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Prefeita em exercício Comandante Nádia destacou a história de carinho e respeito entre as duas culturas

A Praça Província de Shiga, na Zona Norte de Porto Alegre, recebeu a cerimônia de comemoração dos 45 anos de irmandade entre o Rio Grande do Sul e a província japonesa de mesmo nome na tarde desta sexta-feira, 14. Como parte da celebração, mudas de cerejeiras japonesas foram plantadas na praça e uma placa comemorativa foi descerrada.

O evento contou com a presença da prefeita de Porto Alegre em exercício, Comandante Nádia, do governador da Província de Shiga, Taizo Mikazuki, além de outros membros da comitiva japonesa que estão na Capital, e do secretário estadual de Segurança Pública, Mário Ikeda. 

A província japonesa mantém um Convênio de Fraternidade que declara o Rio Grande do Sul como um estado-irmão desde 1980. Esse acordo prevê uma série de intercâmbios culturais e cooperação em diversos setores como meio ambiente, tecnologia, saúde, policiamento, esporte, entre outros. 

"Celebramos 45 anos de uma história de carinho, respeito e construção conjunta entre duas culturas que aprenderam a se admirar profundamente. Quando pensamos no Japão, em especial na Província de Shiga, pensamos em precisão, disciplina, serenidade e inovação. Quando pensamos em Porto Alegre, pensamos em coragem, resiliência, afeto e na força do povo", disse a prefeita em exercício.

Praça - Símbolo da irmandade, a praça localizada na avenida Cristóvão Colombo é reconhecida como um dos lugares mais bonitos de Porto Alegre. O projeto é do arquiteto paisagista Kunie Ito, que concebeu o local como um jardim tradicional japonês. Inaugurada em 1983, a praça conta com lago, cascata, quiosque e outros elementos típicos do paisagismo japonês. 

"Aqui, foi projetado para que os visitantes, a partir de cada ponto dessa praça, tenham uma vista diferente e bastante diversa. Desejo que o cidadão de Porto Alegre cuide com muito carinho e, da parte de Shiga, compartilhar esse sentimento de gratidão", ressaltou Bushiro Yamamura, filho do arquiteto Kunie Ito.

Em 2024, o espaço de 3,8 mil metros quadrados passou por reformas paisagísticas, que foram enaltecidas pelo governador da província. "Nós estivemos mais de 24 horas em aviões e conexões, mas estando aqui parece que ainda estamos em Shiga. Eu sinto muita alegria e gratidão, porque essa praça que representa Shiga está tão bem conservada e sendo muito querida pelo cidadão de Porto Alegre", celebrou Taizo Mikazuki.

Agendas – Na quarta-feira, 12, uma parte da comitiva composta por especialistas em recursos hídricos e prevenção de desastres da província de Shiga visitou o sistema de proteção contra cheias da Capital, junto com o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae).  A comitiva também ministrou uma capacitação em paisagismo sustentável para servidores da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus).

Lucas Abati

Gilmar Martins