Faltam dez dias para o aniversário de 250 anos de Porto Alegre

16/03/2022 19:40
Fabricio Gonçalves/DEFESA CIVIL PMPA
TURISMO
Espelho D'Água do Parque da Redenção será o palco do Baile das Debutantes

A dez dias do aniversário de 250 anos - celebrado no dia 26 de março - Porto Alegre se prepara para uma semana com muitas atrações especiais, que prometem movimentar a cidade e atrair visitantes. Entre os dias 23 a 29 de março, a Capital dos gaúchos contará com uma programação para todos os gostos, com música, bailes, esporte e o show gratuito da cantora Maria Rita, que marca a retomada do tradicional Baile da Cidade.

“Convido a população a elevar a alma da cidade e participar dos eventos que estão sendo oferecidos. No dia 26 de março, vamos à Redenção assistir ao show de Maria Rita, filha de Elis Regina, e aplaudir a aniversariante, que é a nossa querida Porto Alegre” - Prefeito Sebastião Melo.

Na quarta-feira, 23, às 19h, está programado o Concerto Especial 250 anos com a Orquestra de Câmara no Theatro São Pedro. Também no São Pedro, na quinta-feira, 24, ocorre o Recital da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) com a Orquestra Jovem do RS e parceiros, a partir das 19h.

Baile das Debutantes - O calendário segue intenso na sexta-feira, 25, com homenagens aos ex-prefeitos, almoço no Mercado Público, visita do presidente dos Açores, José Manuel Cabral Dias Bolieiro, reabertura oficial do Teatro Renascença e Sala Álvaro Moreira. O evento mais esperado do dia é o Baile das Debutantes, marcado para as 20h, no Parque Farroupilha (Redenção). Duzentas e cinquenta meninas, que vivem em situação de vulnerabilidade social, estarão no palco montado junto ao espelho d'água para participar do maior baile comunitário do Brasil.

Baile da Cidade - A cantora Maria Rita será a grande atração do Baile da Cidade, que ocorre no sábado, 26, dia do aniversário da Capital, a partir das 20h, na Redenção. O tradicional baile não ocorreu nos últimos dois anos. Também marca a data, solenidade de entrega do Paço Municipal à Secretaria Municipal da Cultura. O espaço histórico, localizado na Praça Montevidéo, será desocupado pelos gabinetes do prefeito e vice para se transformar em um centro cultural.

Corrida e Guaíba - No calendário especial dos 250 anos não poderia faltar esporte e o Lago Guaíba. O domingo, 27 de março, começa com a Largada da 18ª Corrida de Aniversário - edição especial 250 anos de Porto Alegre, às 8h. A partir das 10h30, está programado um evento na Ilha da Pintada, onde será inaugurado o monumento ao Peixe Pintado. No local será servida a tradicional tainha na taquara.

A semana especial se encerra com um show no céu de Porto Alegre com a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, próximo à Usina do Gasômetro, na terça-feira, 29, às 16h30.

Calendário - As comemorações começaram em 26 de setembro de 2021 e se estendem até 31 de dezembro de 2022. O planejamento foi elaborado pela Secretaria Extraordinária para os 250 anos de Porto Alegre e conta com mais de 300 atrações.

Acesse aqui a programação completa.

 

Lissandra Mendonça

Fabiana Kloeckner