Feira do Livro de Porto Alegre é aberta oficialmente no Centro Histórico

31/10/2025 17:44
Alex Rocha/PMPA
CULTURA
Maior evento literário do estado segue até 16 de novembro, com visitação diária das 10h às 20h

A 71ª Feira do Livro de Porto Alegre foi aberta oficialmente no final da tarde desta sexta-feira, 31, no Teatro Petrobras Carlos Urbim, na Praça da Alfândega, Centro Histórico da Capital. O evento segue até 16 de novembro, com visitação diária das 10h às 20h.

O prefeito Sebastião Melo, a vice-prefeita Betina Worm, a secretária municipal da Cultura, Liliana Cardoso Duarte e a primeira-dama Valéria Leopoldino, entre outras autoridades e convidados da Câmara Rio-Grandense do Livro, estiveram no evento.

Com o tema “Beba desta fonte”, a edição de 2025 tem como patrona a escritora Martha Medeiros e reúne 79 expositores. Após a cerimônia, ocorreu o tradicional toque da sineta e o passeio de abertura pelos estandes. A expectativa da organização é receber cerca de 1,5 milhão de visitantes.

“A nossa querida Feira do Livro é uma setentona acolhedora e democrática que transforma o coração do Centro Histórico. Poucos lugares no mundo lotam uma praça para comprar livros, tomar chimarrão e conversar com autores neste universo que ressalta o jeito de Porto Alegre, onde cultura e convivência se misturam. É momento de reforçar o compromisso da prefeitura em seguir abrindo caminhos para o livro e para a educação” – Prefeito Sebastião Melo.

“A Feira do Livro reforça o papel de Porto Alegre como capital literária e espaço de encontro entre autores, leitores e a diversidade cultural gaúcha”, complementou a secretária municipal da Cultura, Liliana Cardoso Duarte.

A patrona da feira, Martha Medeiros, lembrou as oito escritoras mulheres que a precederam na função e disse estar emocionada ao juntar-se a elas. Ela destacou o evento como a festa cultural mais importante do estado. "Num momento em que vivemos tempos tão desumanos, esta feira celebra o livro que nunca será abatido e é cada vez mais necessário para manter a sociedade de pé", afirmou.

Lendas urbanas - A prefeitura participa da feira com o estande “Patrimônio Imaterial: As Lendas Urbanas de Porto Alegre”, organizado pela Secretaria Municipal da Cultura por meio do Museu Joaquim José Felizardo.

A mostra apresenta painéis sobre histórias que fazem parte do imaginário popular da Capital, reconhecidas como patrimônio cultural imaterial. Entre elas, estão os crimes da Rua do Arvoredo, Maria Degolada, as lágrimas de Obirici e as torres malditas.

Durante o evento, será distribuído material informativo sobre as lendas ao público visitante.

Banda Municipal - Neste sábado, 1º, às 18h, a Banda Municipal de Porto Alegre se apresenta no Teatro Petrobras Carlos Urbim, sob regência do maestro Diego Ramires e direção de Eliseu Rodrigues, integrando a programação oficial da feira.

Leia mais:
DMLU promove palestra sobre gestão de resíduos e blitz na 71ª Feira do Livro
Feira do Livro abre nesta sexta com expectativa de movimentar o Centro Histórico
Feira do Livro: prefeitura irá distribuir material informativo sobre lendas urbanas
Banda Municipal faz apresentação na 71ª Feira do Livro
Vigilância Ambiental terá estande na Feira do Livro de Porto Alegre
Lendas urbanas serão destaque no estande da prefeitura na Feira do Livro
Montagem da 71ª Feira do Livro começa na Praça da Alfândega

 

Ivani Schütz

Cristiano Vieira