Fogo simbólico da Pátria chega ao Paço Municipal

17/08/2018 19:04
Eduardo Beleske / PMPA
EXECUTIVO
Acendimento marca comemorações de Independência do Brasil

Dando início às comemorações da Semana da Pátria, foi realizado na tarde desta sexta-feira, 17, no Paço Municipal, à cerimônia de Recebimento do Fogo Simbólico da Pátria, com a participação do Prefeito Nelson Marchezan Júnior e o presidente da Liga de Defesa Nacional do Rio Grande do Sul, Cel. Marco Dangui Pinheiro. A chama foi acesa no Tribunal de Justiça Militar do Estado e conduzida até a sede do Poder Executivo Municipal, por atletas e corredores da Brigada Militar, Membros da Liga da Defesa Nacional, Corpo de Bombeiros e do Exército Brasileiro. 

Em sua manifestação, o prefeito lembrou do cinquentenário do projeto Rondon e do centenário do Tribunal de Justiça Militar do RS, que este ano são temas da 81ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria. “O Projeto Rondon foi um mutirão de todos em prol de uma região que precisava de ajuda, dos mais necessitados e de setores que precisavam de reformas”, destacou Marchezan. Com relação ao Tribunal de Justiça Militar, destacou que ele representa justiça, segurança, disciplina, respeito às autoridades e aos outros. 

“Que neste momento o Projeto Rondon, o Tribunal de Justiça e a chama, pelo simbolismo que tem, reacendam estes valores no Brasil, no Estado e na nossa cidade”, enfatizou o prefeito.“O Projeto Rondon nos trouxe uma mensagem de patriotismo que dizia que os problemas não eram só deles, porque formam conosco uma nação. Os problemas do Estado ou do Município não são somente dos chefes dos Executivos, quem quer que sejam, ou de seus secretários ou parlamentares, mas de todos e as soluções também são de todos”, salientou. 

Visitação pública
A pira, localizada no Paço dos Açorianos e que acolhe o fogo simbólico da Pátria, permanecerá em vigília para visitação pública até o dia 1º de setembro, quando será extinta e a sua centelha conduzida por atletas da Brigada Militar, da Liga da Defesa Nacional e do Exército Brasileiro, até o monumento ao Expedicionário, sendo oficialmente aberta a Semana da Pátria. Também a partir de amanhã, quatro viaturas percorrerão o Estado conduzindo o Fogo Simbólico. 

O Fogo Simbólico da Pátria surgiu em 1937, no Rio Grande do Sul, quando um grupo de patriotas procurava um símbolo que bem representasse o calor patriótico do povo brasileiro. Assim surgiu a ideia do Fogo, companheiro do homem desde a pré-história. Aprovada a ideia, foi decidido que o símbolo receberia a denominação de Fogo Simbólico da Pátria e que deveria percorrer todo o território nacional, em peregrinação cívica. 

A Liga da Defesa Nacional (LDN), criada por Olavo Bilac, se juntou aos idealizadores e criou a corrida do Fogo Simbólico da Pátria, evento realizado pela primeira vez em 1938, num percurso de 26 Km entre as cidades de Viamão e Porto Alegre.

Também participaram do evento o representante do Comando do 5º Distrito Naval, capitão de Fragata, Alexandre Gadelha; representando o Comando Militar do Sul, coronel André Álvares da Rosa; representante do Comando da Ala 3/Aeronáutica, major Roberto Marcos dos Santos; Presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado, juiz coronel Paulo Roberto Mendes; representando o comandante Geral da Brigada Militar, coronel Nelson Minuzzi; o presidente do Conselho Consultivo da Liga de Defesa Nacional, general Luis Carlos Padilha, entre outros.

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes