Gabinete da Primeira-Dama viabiliza imóvel à ONG Via Vida para hospedar pacientes de transplantes

11/11/2021 16:36
Mateus Raugust/PMPA
EXECUTIVO
Prefeito Sebastião Melo assinou o Termo de Permissão de Uso não oneroso, com validade por tempo indeterminado

O prefeito Sebastião Melo e a primeira-dama Valéria Leopoldino entregaram na tarde desta quinta-feira, 11, as chaves do imóvel próprio da prefeitura, localizado na avenida Taquara, 579, bairro Petrópolis, para a ONG Via Vida, que acolhe famílias em processo de doação e transplante de órgãos. O ato ocorreu na própria casa onde já funcionou a Central de Triagem da prefeitura e que, a partir de agora, vai abrigar o projeto Pousada Solidariedade, casa de hospedagem gratuita às pessoas doentes em situação de pré e pós-transplantes. O Termo de Permissão de Uso não oneroso do município para a entidade filantrópica Via Vida foi assinado nesta quinta e é por tempo indeterminado. (fotos)

"Eu sou doadora de órgãos, em minha rede social há bastante tempo tenho isso registrado. Sei que famílias inteiras são afetadas quando o ente querido está na fila de espera, vi isso de forma mais evidente quando conhecemos o Via Vida e seu trabalho sério. Hoje comemoramos, junto com eles, uma conquista também para nossa cidade" -  Primeira-dama Valéria Leopoldino.

O prefeito Sebastião Melo disse que a expectativa é de que a casa seja muito acolhedora e antecipou que irá orientar a Secretaria Municipal de Educaçâo para incluir nos currículos escolares o tema da Cidadania que trate da doação de órgãos e tecidos.

"Hoje tem uma fila enorme de pessoas à espera de um órgão. A vida só tem sentido quando um se coloca no lugar do outro. A existência só tem razão se tornamos o mundo melhor. A política é a forma mais elevada de fazer o bem comum" -  Prefeito Sebastião Melo.

A presidente da ONG Via Vida, Maria Lúcia Kruel Elbern, agradeceu a cedência da casa onde serão acolhidos pacientes e desenvolvidos projetos de educação em saúde. "Agora será possível ampliar o atendimento e iremos ultrapassar os 106 mil atendimentos já feitos em 17 anos", assegurou.

O secretário municipal de Administração e Patrimônio, André Barbosa, afirmou que é preciso dar destinação adequada ao patrimônio da cidade.  "Nada mais justo do que permitir o uso de um imóvel municipal para um projeto como este. Uma parceria entre a comunidade e o poder público que tem 100% de chance de ter sucesso", acentuou.

Pousada – Na pousada, aberta todos os dias da semana, deverão ser hospedadas 18 pessoas por dia, 50% delas crianças e jovens. Serão oferecidos serviços como alimentação e apoio psicológico, através de voluntários. A casa deverá permanecer lotada em 80% do tempo. A pousada já existe desde 2004 e tinha capacidade para atender 20 pessoas/dia. O público-alvo é de famílias de baixa renda, e as cirurgias de transplante são todas feitas pelo SUS nos hospitais da Capital. O acesso à Pousada Solidariedade é através da assistência social dos hospitais de Porto Alegre, a partir do exame das condições financeiras das famílias. A pousada recebe doentes do Interior do Rio Grande do Sul e de todas as regiões do País.

Via Vida – Sediada em Porto Alegre desde 1999, a entidade possui nove funcionários contratados e 60 voluntários. Sem fins lucrativos, realiza projetos sociais referentes à saúde pública. Outros projetos realizados pela ONG são as campanhas A Vida Continua, Mais Saúde no RS e Anjo Doador.
 

Ivani Schütz

Gilmar Martins