Gabinete do Prefeito e oito secretarias estão instalados no Centro Administrativo Municipal

04/08/2022 17:13
Alex Rocha/PMPA
ADMINISTRAÇÃO E PATRIMÔNIO
Nova sede fica na rua General João Manoel, 157

O Centro Administrativo Municipal (CAM) já está em funcionamento na rua General João Manoel, 157, no Centro Histórico. A nova sede do Executivo reúne nove órgãos, entre eles os gabinetes do prefeito Sebastião Melo e do vice Ricardo Gomes. O Paço Municipal, localizado na Praça Montevidéo, será transformado em Museu de Arte de Porto Alegre e o prédio da prefeitura na rua Siqueira Campos, nº 1.300, segue em operação com os mesmos serviços de atendimento ao público.

Além da economia com aluguéis, a mudança aproxima diversos órgãos municipais, melhora a qualidade do atendimento oferecido à população e valoriza o Centro Histórico. “A mudança da nossa sede administrativa traz muitos ganhos. Iremos economizar nos aluguéis dos prédios e podemos investir esses valores naquilo em que a cidade precisa. Com a centralização dos serviços, ganhamos agilidade e eficiência no nosso trabalhoâ€, afirma o vice-prefeito, que esteve à frente da negociação com a Habitasul, antiga proprietária do imóvel que liquidou débitos tributários de cerca de R$ 24 milhões com o Município.

A transferência das pastas ocorre de forma gradativa. A primeira secretaria a trocar de endereço foi a de Obras e Infraestrutura, em março. As secretarias de Parcerias; Planejamento e Assuntos Estratégicos; gabinetes de Comunicação Social; Primeira-Dama, Causa Animal e Junta Militar também já operam no novo local. A Secretaria Municipal de Governança e Coordenação Política será a próxima a se instalar no prédio. Até o final do ano será a vez do Gabinete de Inovação.

Cultura - A entrega oficial do prédio histórico do Paço dos Açorianos à Secretaria Municipal de Cultura ocorreu no dia 26 de março, dentro das comemorações de 250 anos da Capital. O espaço, que desde o seu início, em 1901, abrigava obras de arte, muitas das quais estão tombadas na Pinacoteca Aldo Locatelli, será transformado em Museu de Arte de Porto Alegre.

O Salão Nobre, que abriga três quadros monumentais de Carlos Scliar, com representações da vida da cidade, permanecerá intacto, assim como o Gabinete do Prefeito, que receberá ornamentação de quadros e/ou esculturas. No espaço, também deverá funcionar parte da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, que hoje está localizada na Casa Torelly, na avenida Independência, 453.

Junta Militar - A Junta Militar de Porto Alegre começou a atender no andar térreo do Centro Administrativo Municipal nesta quinta-feira, 4. Além das novas instalações, a Junta Militar estará próxima das forças armadas na região central, facilitando a procura por atendimento. O órgão, ligado à Secretaria Municipal de Segurança, funcionava na sede da pasta, localizada no bairro Praia de Belas. Mais informações pelo telefone (51) 3289-5057.

 

Lissandra Mendonça

Cristiano Vieira