Gaúcho vice-campeão mundial de atletismo é recebido no Paço

18/05/2021 16:58
Mateus Raugust / PMPA
EXECUTIVO
Melo destacou o reconhecimento da cidade à conquista de Anderson Freitas Henriques

Anderson Freitas Henriques conquistou em equipe a medalha de prata no revezamento 4x400m misto no campeonato mundial de atletismo realizado na Polônia, no início do mês. O atleta natural de Caçapava do Sul, que veio morar em Porto Alegre em 2010, foi recebido pelo prefeito Sebastião Melo no Paço Municipal na tarde desta terça-feira, 18. O encontro, na Pinacoteca Aldo Locatelli, reuniu dirigentes do atletismo, atletas e ex-atletas, familiares do medalhista e lideranças do bairro IAPI. (fotos)

Aos 29 anos, Henriques está se dedicando para conseguir a vaga aos Jogos de Tóquio (23 de julho a 8 de agosto). Será a estreia da prova mista no atletismo olímpico e a equipe brasileira de revezamento 4x100 está classificada, mas os nomes dos corredores ainda estão em aberto. "Foi muito emocionante ter trazido essa medalha para o Brasil, o Rio Grande do Sul e Porto Alegre", disse o atleta, que recebeu um certificado do Município em agradecimento pela conquista.  

“Receber o Anderson é um gesto de simbolismo e reconhecimento em nome da cidade, a ele e ao esporte. Esporte é vida boa, com qualidade de vida. Nosso objetivo é estimular que outros jovens sigam o caminho" - Prefeito Sebastião Melo

O secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Antônio Carlos Pereira, reforçou ainda a referência que Anderson representa por ter desenvolvido seu potencial em Porto Alegre, como atleta da Sogipa, com o hábito de treinar nos parques da cidade, como Alim Pedro, Marinha e Ramiro Souto, sob a orientação do treinador Leonardo Ribas. “Iremos com a maior delegação da história de Porto Alegre aos Jogos Olímpicos”, afirmou o secretário. 

Henriques tem trajetória em competições internacionais. Na Universíade de 2013 em Kazan (Rússia), conquistou a medalha de prata. No Campeonato Mundial de Moscou 2013, quebrou duas vezes o seu recorde pessoal, chegando à final. Nos Jogos Pan-Americanos de 2011, em Guadalajara, foi finalista, terminando em 8º lugar. Para o mundial na Polônia, treinou por um período no Centro Olímpico de Chula Vista, em San Diego, no Estados Unidos.

 

Carolina Seeger

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes