Governos e universidades pedem liberação de Internet

03/04/2020 20:07

O prefeito Nelson Marchezan Júnior, o governador do Estado, Eduardo Leite, e a Aliança para Inovação de Porto Alegre encaminharam solicitação conjunta às operadoras de Internet para que aumentem, sem custos, o pacote de dados dos estudantes do Rio Grande do Sul. O pedido de apoio solidário visa garantir o acesso de alunos, especialmente do ensino superior, às aulas virtuais, recurso cada vez mais utilizado pelas instituições de ensino e potencializado em decorrência das restrições impostas pelo novo coronavírus. 

O objetivo é garantir a continuidade das aulas enquanto perdurar a orientação de isolamento social. O documento ressalta a dificuldade que diversos alunos estão encontrando para acessar os conteúdos por problemas de conexão e dos pacotes limitados de Internet. O ofício, também assinado pelos reitores da Ufrgs, Rui Oppermann; da PUC, Evilázio Teixeira; da Unisinos, Marcelo Aquino; e pelo secretário estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luiz Lamb, foi encaminhado aos diretores das operadoras Vivo, Claro, Tim, Net e Sky e ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. 

O superintendente de Inovação da PUCRS, Jorge Audy, explica que a iniciativa partiu da Aliança para Inovação e encontrou rapidamente apoio governamental. “O governador e o prefeito de imediato concordaram com a proposta porque é uma demanda justa. Acreditamos que as operadoras irão ampliar a banda de Internet para estudantes, pois será por um tempo limitado e elas já se mostraram solicitas quando, voluntariamente, abriram mais canais para assinantes.” 

Marchezan, que nesta sexta-feira, 3, participou de videoconferência com os reitores, disse que a ampliação da rede de solidariedade proposta pela Aliança para Inovação vai ao encontro das medidas de proteção à vida. “Este ano será diferente para todos, incluindo para a educação, com comprometimento do calendário escolar. Estamos pensando em alternativas para todas as áreas, e esta iniciativa das universidades tem todo o meu apoio e gratidão, pois integra a estratégia de isolamento social.” 

Aliança para Inovação - Lançada em 9 de abril de 2018, é formada por UFRGS, PUCRS e Unisinos. 

Pacto Alegre - A partir da articulação da Aliança para Inovação, em conjunto com a prefeitura e entidades representativas da Capital, é lançado em 21 de novembro de 2018 o Pacto pela Inovação, denominado Pacto Alegre. Trata-se de um movimento de articulação e eficiência na realização de projetos transformadores e com amplo impacto para a cidade. O objetivo é criar condições para que a cidade se transforme em um polo de inovação, atração de investimentos e empreendedorismo. O convênio prevê o compartilhamento de recursos e parcerias com o poder público e a iniciativa privada. A ideia é unir forças da cidade, de todos os segmentos, em prol de uma agenda comum.

 

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes