Granpal defende protocolos únicos para Grande Porto Alegre

05/05/2021 15:45
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Melo ressalta que os prefeitos da entidade estão dispostos a contribuir novo modelo de distanciamento do Estado

O prefeito de Porto Alegre e presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), Sebastião Melo, coordenou na manhã desta quarta-feira, 5, a reunião virtual da entidade. Foram debatidos temas como volta às aulas presenciais, vacinação e a mudança do sistema de bandeiras proposta pelo Governo do Estado. Os prefeitos defenderam que haja um regramento único no novo modelo para a Região Metropolitana.

Melo afirma que os prefeitos estão dispostos a contribuir com a construção desse novo modelo e que irão enviar uma carta ao governador Eduardo Leite com o posicionamento da região e pedindo mais informações quanto ao regramento mínimo que será implementado no Estado.

“Entre a carta de intenções e o decreto estadual existe uma distância muito grande. O governador fala em protocolos mínimos e nós, prefeitos da Granpal, queremos discutir quais e como serão esses protocolos” - Prefeito Sebastião Melo.

A preocupação dos gestores municipais é como as medidas sanitárias serão implementadas na prática. “As regras serão apenas para o uso de máscara e distanciamento social ou irão interferir também nas atividades econômicas, como no horário e capacidade de lotação do comércio, serviço, transporte e eventos?”, questiona Melo.

Segundo o presidente da Granpal, cada município tem sua realidade e características próprias. “Defendemos que o Governo Estadual tenha os alertas sanitários, mas que todos os regramentos fiquem sob a gestão dos prefeitos”, completa Melo.

Lissandra Mendonça e Lucas Rivas

Elisandra Borba