Guarda Municipal tem reforço de 56 novos agentes nas ruas de Porto Alegre
A prefeitura formou no inÃcio da noite deste sábado, 16, os 56 novos agentes da Guarda Municipal. O evento, que integra as comemorações dos 252 anos da Capital, aconteceu no Parque Farroupilha e representa o fim do perÃodo de formação do efetivo - que passa a reforçar o patrulhamento as ruas, no maior reforço da corporação em 14 anos. (fotos)
“Uma segurança pública eficiente se realiza através de investimentos em recursos humanos, tecnologia e inteligência. O ingresso de 56 novos agentes na Guarda Municipal é mais uma iniciativa da gestão para entregar à população uma cidade mais segura para se viver†- Prefeito Sebastião Melo.
O treinamento, de 880 horas/aula, foi coordenado pela equipe da Escola de Formação e Especialização de Guardas Municipais (EFEGM). A matriz curricular abrangeu conteúdos da área policial, armamento, legislação, defesa pessoal, condicionamento fÃsico, administração pública e direitos humanos.
“A Guarda Municipal de Porto Alegre é a mais antiga do paÃs e vive um perÃodo de fortalecimento. Todos os esforços objetivam a qualificação do serviço prestado à população, em todas as áreas da Capitalâ€, ressalta o secretário municipal de Segurança, Alexandre Aragon.
Além do prefeito e do secretário de segurança, a solenidade também contou com a presença de secretários e vereadores municipais; do secretário estadual da Segurança Pública Adjunto, Mário Ikeda; do presidente da Comissão de Segurança Pública da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Sul (OAB/RS), Ivan Pareta Júnior; e da promotora de Justiça Ivana Battaglin.
“Este evento representa mais que reposição de efetivo. Trata-se da consolidação do novo perfil da guarda municipal. Vamos aliar a experiência dos veteranos com a disposição dos novos para termos uma cidade cada vez melhor para todosâ€, destaca o comandante-geral da Guarda Municipal, Marcelo Nascimento.
Formandos - Os 56 novos agentes foram aprovados no concurso público 719, organizado pela Secretaria de Administração e Patrimônio (Smap) em 2022. Os cargos são de provimento efetivo - ou seja, com estabilidade no caso de aprovação após três anos.
Reforços - Além da ampliação do efetivo, a corporação passa por um processo de reformulação tecnológica e logÃstica. Em 2023, três novas bases operacionais foram entregues - e novas estruturas abrirão as portas neste ano. Nos próximos meses, haverá ainda a instalação de câmeras nas fardas dos agentes.
Gilmar Martins