Hiratan Pinheiro da Silva assume Secretaria de Serviços Urbanos

24/06/2020 08:40
Luciano Lanes / PMPA
EXECUTIVO
Desde dezembro de 2019, atuava como coordenador-geral do Programa OrlaPoa

Hiratan Pinheiro da Silva é o novo titular da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), cargo que estava vago desde 2 de abril, quando Ramiro Rosário deixou o governo para reassumir mandato de vereador. O novo secretário atuava, desde dezembro de 2019, como coordenador-geral do Programa OrlaPoa, na Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (SMPG). Luciane de Freitas será a secretária-adjunta de Serviços Urbanos.

Hiratan Pinheiro é formado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho e MBA em Infraestrutura de Transportes. É servidor de carreira do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), do qual foi superintendente regional no Estado, de 2015 a 2018. 

“Assumo com o desafio de coordenar projetos importantes para a cidade e auxiliar na elaboração de soluções inovadoras e modernas para conduzir sua transformação”, afirma o novo secretário. “Estamos partindo para um novo patamar, com projetos como o da modernização e manutenção de 100% do parque tecnológico de iluminação da Capital”, acrescenta.

SMSUrb - A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos atua na coordenação e no controle de ações de zeladoria urbana, como limpeza e manutenção. Cabe à SMSUrb formular, planejar, coordenar, articular e controlar a política de prestação de serviços urbanos, limpeza urbana e coleta de resíduos, por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). A pasta é responsável igualmente pelo abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto cloacal e pela manutenção e conservação de redes de águas pluviais, feitos pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).

A Coordenação de Iluminação Pública (CIP) é também vinculada à Secretaria, que fica ainda com a responsabilidade pela conservação e manutenção de praças, jardins e balneários, por meio da Unidade de Conservação e Manutenção (UCM), e pelo manejo, poda e supressão de árvores em vias urbanas - serviços feitos pela Equipe de Manejo Arbóreo (EMA).

  

 

Paulo Fontoura

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes