Iniciadas obras de recuperação estrutural da avenida Cristóvão Colombo

26/07/2023 14:18
Alex Rocha/PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Melo lembrou que transtorno é temporário, gerando benefício permanente

O prefeito Sebastião Melo, acompanhado de secretários, deu ordem de início na manhã desta quarta-feira, 26, para a recuperação estrutural da avenida Cristóvão Colombo. Os recursos são oriundos de um financiamento de R$ 60 milhões do Banco do Brasil aprovado ano passado e que irá permitir a realização de melhorias em outras 16 vias da capital gaúcha.

“A cidade não para, e nossa gestão está comprometida com o desenvolvimento de Porto Alegre. É um grande investimento para melhorar a vida dos cidadãos e qualificar a mobilidade. O transtorno das obras é temporário, mas o benefício será permanente” – Prefeito Sebastião Melo.

As obras ocorrerão, nesta primeira etapa, em um trecho de 824 metros de pista simples da Cristóvão, entre as ruas Dr. Barros Cassal e Ramiro Barcelos. A segunda parte, entre a Ramiro e a avenida Benjamin Constant, inclui pista dupla e possui 1.553 metros de extensão. Também será beneficiada, na sequência, a avenida Bernardino Silveira Pastoriza.

Serviços - São de dois tipos: recuperação estrutural, em vias que irão receber intervenções como a remoção do asfalto antigo (fresagem) e recuperação da base da pista antes da aplicação do asfalto novo. Já na recuperação funcional, serão executados serviços menos abrangentes, em pontos onde não é necessária manutenção em camada tão profunda da estrutura. As obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSurb).

Trânsito – Em razão do desabamento da fachada de um prédio na área, que gerou bloqueio no ponto que serviria para o desvio do trânsito, na Barros Cassal com a Alberto Bins, o serviço de recuperação da Cristóvão acontece em meia-pista, dispensando bloqueio total nesta primeira fase da obra.

Transporte - Terão alterações os ônibus da linha 637.2, Chácara das Pedras/ IAPI, no sentido bairro-Centro. Os veículos devem seguir pela avenida Alberto Bins, dobrando à esquerda na Barros Cassal seguindo até a avenida Independência. A parada da linha C3 localizada na esquina da rua Barros Cassal com a Cristóvão atenderá a linha 637.2.

Financiamento - Serão aplicados R$ 60 milhões em trechos de 17 ruas e avenidas que apresentam sinais de desgaste na pavimentação. O recurso é oriundo de um financiamento junto ao Banco do Brasil, liberado no ano passado.

Vias contempladas

Recuperação estrutural
- Cristóvão Colombo em dois pontos trechos: entre as ruas Dr. Barros Cassal e a Ramiro Barcelos e entre a Ramiro Barcelos e a avenida Benjamin Constant;
- Avenida Bernardino Silveira Pastoriza;
- Avenida Benjamin Constant;
- Avenida Assis Brasil (sentido Centro/Bairro);
- Avenida Sertório (trecho com uma pista);
- Rua dos Maias;
- Avenida Manoel Elias.

Recuperação funcional
- Rua Ten. Alpoim;
- Rua Cel. Neves;
- Avenida Princesa Isabel;
- Rua São Manoel;
- Rua Dr. Murtinho;
- Rua Santana;
- Rua Silva Jardim;
- Rua Carlos Trein Filho;
- Rua Anita Garibaldi;
- Avenida Plinio Brasil Milano.  

 

Cristiano Vieira