Instituto de Governança e Controle do Câncer é lançado em Porto Alegre

16/02/2022 14:13
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Projeto auxilia cidades de todo o mundo a alcançarem acesso de qualidade ao controle e tratamento do câncer

Em solenidade no salão Nobre do Paço Municipal, com a presença do prefeito em exercício, vereador Idenir Cecchim, foi lançado na manhã de quarta-feira, 16, o Instituto de Governança e Controle do Câncer (IGCC). O projeto foi desenvolvido a partir da iniciativa Global City Cancer Challenge (C/Can), que apoia cidades de todo o mundo para alcançarem acesso de qualidade ao controle e tratamento do câncer, ajudando na implementação de projetos que melhorem a gestão da saúde e fornecendo dados que auxiliem na tomada de decisão sobre a doença.

“Saúde é prioridade. E o enfrentamento ao câncer, com diagnóstico precoce e tratamento, ainda é um grande desafio. Essa parceria é muito bem-vinda para fortalecermos as políticas públicas e trabalharemos juntos somando a experiência internacional C/Can”, afirmou o prefeito Sebastião Melo, que participou do evento de forma virtual, a partir de Brasília, onde acompanha votação no Senado Federal de projeto sobre o transporte coletivo.

A Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (Smgov) é a pasta responsável pela articulação que culminou com a parceria entre o C/Can e a prefeitura. O titular Cassio Trogildo destacou a responsabilidade de Porto Alegre, que é a única cidade brasileira a fazer parte da rede, se somando ao protagonismo da Capital em receber grandes eventos e projetos internacionais.

A fundação atua em 11 países ao redor do mundo. A responsável pela interface do governo municipal e o IGCC é a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O secretário Mauro Sparta, acompanhado do diretor de Vigilância em Saúde, Fernando Ritter, e da diretora de Atenção Primária à Saúde, Caroline Schirmer, fez uma apresentação dos fundamentos da Política Pública Municipal de Combate ao Câncer.

A CEO do C/Can, Susan Henshall, falou virtualmente, de Genebra, sobre o trabalho da Fundação em Porto Alegre. “Ao renovarmos nosso acordo para trabalharmos juntos por mais cinco anos, já podemos ver o valor e o impacto do que foi conquistado em Porto Alegre. Estou confiante de que, à medida que avançarmos, fortaleceremos ainda mais as bases para uma abordagem sustentável para melhorar o acesso a cuidados oncológicos de qualidade”, disse, destacando ainda se tratar de um problema global, mas sua solução deve ser local.

A solenidade contou ainda com a presidente do Conselho de Administração do IGCC, Maira Caleffi, que fez um relato dos caminhos percorridos até o lançamento do instituto, e da presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado, deputada Zilá Breitenbach. O ex-prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, prestigiou o evento presencialmente.

No final, foi assinado pelo prefeito em exercício, Idenir Cecchim, por Maira e Susan Henshall o Memorando de Entendimento (MoU) com o C/Can, Comitê Executivo Municipal do C/Can Porto Alegre.

Encerrando a solenidade de lançamento, o prefeito em exercício comemorou a iniciativa. “Essas causas não são de governo. São de humanidade. Os índices da doença assustam, mas a esperança está estampada para superar as metas que queremos atingir. Temos uma rede importante formada aqui para lutar pelo futuro, pela saúde e pela vida das pessoas”, disse Cecchim.

 

Indaiá Dillenburg

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes