Inter abre as portas do Gigantinho para receber moradores de rua

Ação em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre será realizada na noite de sexta-feira ,5, que deve ser uma das mais frias do ano
05/07/2019 08:37
Luciano Lanes/PMPA
EXECUTIVO
Projeto foi idealizado pelo Clube, em parceria com a prefeitura municipal

Enquanto as noites de Porto Alegre ficam mais frias, os moradores em situação de rua da Capital contarão com um novo alento. Em ação inédita, o Sport Club Internacional, em parceria com a prefeitura, abrirá as portas do ginásio Gigantinho na noite desta sexta-feira ,5, e madrugada de sábado, 6, para dar um abrigo a quem mais precisa. Cobertores, colchonetes e até mesmo um sopão e um café da manhã preparado pelas torcidas organizadas do clube serão oferecidos no local. O Gigantinho estará aberto das 19h as 21h da sexta-feira para receber os acolhidos. A iniciativa faz parte das ações da Campanha do Agasalho Esquenta Porto Alegre.  "A soma de esforços do poder público e de entidades privadas contribui muito para o desenvolvimento da cidade", destaca o prefeito Nelson Marchezan Júnior.

"O Clube do povo tem espírito solidário, essa é nossa essência, o Clube desde sua origem esta de portas abertas a todos, sempre olhando pelas minorias e os mais necessitados", afirma o presidente colorado, Marcelo Medeiros, ao agradecer o apoio da iniciativa por parte da prefeitura de Porto Alegre e da torcida. "Como diz a nossa Campanha do Agasalho Esquenta Porto Alegre, tem gente que não dá bola pro frio, juntos, nós damos. Vai ser um golaço para quem mais precisa", ressalta o vice-prefeito Gustavo Paim. A ação conta com o apoio dos Cozinheiros do Bem. 

Inicialmente, há capacidade para receber 300 pessoas nesta noite de sexta, praticamente o dobro do acolhimento oferecido hoje na Capital, que possui 355 vagas. No Gigantinho, haverá coleta de doações, especialmente colchões e cobertores para ampliar as vagas disponíveis, inclusive com recebimento e distribuição no próprio local. As doações podem ser realizadas no portão 1 do ginásio. 

A inspiração veio do clube argentino River Plate, que fez ação semelhante nos últimos dias. Para abrigar as pessoas com segurança, o Inter obteve a liberação de todos os alvarás. O Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) do ginásio também está em dia.

Participaram da reunião nesta manhã, o secretário de Segurança, Rafael Oliveira; secretário de Comunicação Social, Orestes de Andrade Jr; o secretário-adjunto de Saúde, Natan Katz; o secretário-adjunto da SMDSE, Moisés Fraga; o diretor-geral da Defesa Civil, Coronel Evaldo Rodrigues Júnior; a presidente da Fasc, Vera Ponzio; o vice-presidente de Patrimônio do Inter, Marcelo Poloni; o diretor administrativo, Luciano Elias;  a diretora de Inclusão Social do Inter, Najla Diniz; o diretor de torcidas do Inter, Juan Francisco Castro Ahumada e o diretor de Rel. Sociais, Marcelo Vasconcellos Benites.

 

 

Taís Dimer Dihl