Investimentos: Melo retorna a Porto Alegre após captação de recursos em Brasília

16/07/2021 18:04

O prefeito Sebastião Melo finalizou na tarde desta sexta-feira, 16, uma série de agendas em Brasília  que teve como objetivo principal captar recursos para modernização de obras de infraestrutura e viárias e para projetos voltados para educação, tecnologia e desenvolvimento social de Porto Alegre. A cedência da área do aeródromo, no bairro Belém Novo, também foi alinhavada entre prefeitura e União. Melo retorna de viagem para a Capital nesta noite.

“Estamos buscando com o governo federal a gestão de toda área do Aeródromo de Belém Novo. Por meio de contrapartidas vamos enfrentar os problemas de alagamentos daquela região para explorarmos o local. Após reunião, nós recebemos uma sinalização muito positiva do governo federal para recebermos a área”, destacou Melo.

O pedido de cedência do município foi endereçado ao ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. O documento foi recebido pelo secretário-executivo do Minfra, Marcelo Sampaio, nesta tarde. No ofício, a prefeitura reforça a necessidade de obras de drenagem no local para explorar a área.

Mais cedo, Melo participou de reunião no Banco do Brasil, onde encaminhou a contratação de empréstimos para ampliar e manter os serviços de conservação de ruas e avenidas da capital. Já no Ministério do Desenvolvimento Regional, o prefeito direcionou a prorrogação dos contratos para execução de importantes obras nas avenidas Severo Dullius, Tronco e Ernesto Neugebauer, além de intervenções na Terceira Perimetral.

“São obras fundamentais para o desenvolvimento econômico e social de Porto Alegre. Durante as reuniões, reforçamos o nosso comprometimento para ampliação dos empreendimentos na Capital junto ao governo federal e instituições financeiras” - Prefeito Sebastião Melo.

Em Brasília, Melo esteve acompanhado dos secretários municipais de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Lorenzoni, além do procurador-geral do município, Roberto Silva da Rocha.

Habitação - Com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Onyx Lorenzoni, o prefeito reforçou pedido para solucionar a tramitação dos contratos de financiamento com a Caixa Econômica Federal a fim de destravar a construção de condomínios habitacionais na Capital. Além disso, tratou do encaminhamento da participação do Governo Federal no caso das famílias da Ilha do Pavão, o que envolve o pagamento de bônus moradia. A reunião ocorreu, ontem, no Palácio do Planalto e contou com a presença do procurador-Geral da União, Vinicius Torquetti Domingos Rocha, e do vice-presidente de Negócios de Varejo da Caixa, Celso Leonardo Barbosa.

Transporte - No MDR, Melo reiterou para coordenadora-geral de Gestão Integrada de Mobilidade da Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano, Sandra Holanda, pedido para retirada de tributos federais que impactam no valor da passagem de ônibus ou pela criação de um fundo nacional para financiar a isenção dos idosos acima de 65 anos, prevista na Constituição. No último sábado, Melo esteve reunido com o presidente Jair Bolsonaro, em Porto Alegre, onde entregou, em mãos, ofício pleiteando a retirada dos impostos dos insumos que integram a tarifa de ônibus.

Educação - Em reunião híbrida com o Banco Mundial e Agência Francesa de Desenvolvimento, foram aprofundadas negociações para garantir um cofinanciamento para revitalização do Centro, Orla do Guaíba e 4° Distrito. Com o BID, também foi abordada a possível retomada de um financiamento de cerca de US$ 80 milhões para rede de ensino municipal, que foi cancelado em 2017.

Internet - Na quinta-feira, Sebastião Melo também discutiu com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, a ampliação da rede 5G com a implantação de milhares de pequenas antenas pela cidade.

 

 

 

Bruno Bertuzzi e Lucas Rivas

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes