Iom Mitzvah: Caminh√Ķes percorrem ruas para arrecadar agasalhos e alimentos neste domingo

13/06/2021 08:24
Alex Rocha / PMPA
Iom Mitzvah: Caminh√Ķes percorrem ruas neste domingo para arrecadar agasalhos e alimentos
Quatro ve√≠culos v√£o circular por diversos bairros em busca de doa√ß√Ķes para as campanhas do POA que Doa

A¬†comunidade judaica de Porto Alegre, em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, promove neste domingo, 13, das 9h30 √†s 16h, o Iom Mitzvah (Dia do Dever), tradicional campanha do agasalho, que percorre v√°rias ruas da cidade com quatro caminh√Ķes, em busca da arrecada√ß√£o de roupas, cobertores, cal√ßados e tamb√©m alimentos destinados √† popula√ß√£o carente da cidade. O prefeito Sebasti√£o Melo e a Primeira-Dama do munic√≠pio, Val√©ria Leopoldino, participam da abertura do evento na sede da Sociedade Hebraica - RS (rua Jo√£o Telles, 508 - Bom Fim).

Devido √† pandemia da Covid-19, os protocolos sanit√°rios, como uso de √°lcool gel, m√°scaras, luvas e macac√Ķes, estar√£o sendo adotados pelos cerca de 100 volunt√°rios que ir√£o participar da a√ß√£o solid√°ria. Ao final do dia, todas as arrecada√ß√Ķes ser√£o destinadas ao POA que Doa, movimento da prefeitura que re√ļne a Campanha do Agasalho e do Alimento.

O coordenador do Iom Mitzvah, Pablo Watenberg, ¬†disse que a expectativa nesta 10¬™ edi√ß√£o √© a de recolher 70 mil pe√ßas de agasalhos, 10 mil a mais do que no ano passado. Watenberg apela, mais uma vez, para o esp√≠rito de solidariedade dos porto-alegrenses que, segundo ele, sempre colaboram com as doa√ß√Ķes.¬† ‚ÄúEste √© o principal momento para as pessoas doarem, para demonstrarem a sua solidariedade. J√° conhecemos a pandemia. Sabemos lidar com ela. Mas agora foi revelado a n√≥s o tamanho gigantesco da necessidade dos menos favorecidos‚ÄĚ, afirma.

A primeira-dama Val√©ria Leopoldino disse que a f√© da comunidade judaica tem se expressado de forma pr√°tica, anualmente, em Porto Alegre, nas a√ß√Ķes sociais em prol daqueles que mais precisam. Segundo Val√©ria Leopoldino, o Iom Mitzvah √© a prova disso. "Nos sentimos honrados com essa parceria e torcemos para que muitas pessoas sejam acolhidas¬†com a solidariedade nesse inverno."

Durante todo o dia, quatro caminh√Ķes estar√£o percorrendo ruas de diversos bairros da cidade, em rotas pr√©-estabelecidas (veja roteiros abaixo). Al√©m das coletas nos caminh√Ķes, as doa√ß√Ķes podem ser feitas de outras formas. Foram organizados drive-thrus em quatro pontos de Porto Alegre: Pra√ßa da Encol (avenida Nil√≥polis, s/n√ļmero ‚Äď Bela Vista), Vila Roubadinhas (rua Silva Jardim, 140 ‚Äď Auxiliadora), Pontal do Estaleiro (avenida Padre Cacique, 2893 ‚Äď Cristal) e Sociedade Hebraica (rua General Jo√£o Telles, 508 ‚Äď Bom Fim).

Também é possível fazer uma colaboração em dinheiro por Pix (CNPJ 87.036.018/0001-21) ou através do site do Iom Mitzvah (benfeitoria.com/iommitzvah2021). O objetivo desta edição, de acordo com a Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS), entidade que organiza a ação em parceria com a prefeitura, é que o dinheiro sirva para compra de cobertores e sapatos infantis.

Rota dos Caminh√Ķes
Rota 1 ‚Äď Bom Fim e Santa Cec√≠lia