Executivo

Lançada Campanha do Agasalho da Prefeitura de Porto Alegre

30/04/2020 16:21
Cesar Lopes / PMPA
EXECUTIVO
Prefeito agradeceu aos parceiros ao lado da primeira-dama, Tainá Vidal

Com foco na solidariedade, a Prefeitura de Porto Alegre lançou nesta quinta-feira, 30, de forma online e durante uma live, a Campanha do Agasalho 2020. Iniciada antes da chegada do frio intenso e durante o combate à pandemia do novo coronavírus, a campanha já deu a largada com 12 mil peças doadas por parceiros do projeto. O evento de lançamento ocorreu na V-Elo, e a campanha publicitária foi uma doação da Agência Morya. As emissoras  Band RS, SBT, Grupo Record, Rede Pampa, Antena 1 e Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho passam a veicular gratuitamente o material da campanha.

Com o tema “Suas roupas já podem sair de casa para abraçar alguém”, este ano o atual cenário exige mudanças como a quarentena das roupas, que ficarão por 14 dias em um local arejado e ensolarado, para depois serem triadas e embaladas.

O prefeito Nelson Marchezan Júnior agradeceu a participação dos parceiros e disse que a ação tem um desafio maior nesta edição, que é a mobilização dos porto-alegrenses em meio à pandemia. 

“ Este ano temos este diferencial, que por um lado nos deixa tão longe, mas por outro mostra mais uma vez a solidariedade dos porto-alegrenses” - Prefeito Nelson Marchezan Júnior.

A primeira-dama Tainá Vidal, que está à frente de diferentes campanhas solidárias da prefeitura, conta mais uma vez com a participação da sociedade, que já colabora em campanhas como Costurando Solidariedade, Adote uma Comunidade e Provador Solidário, entre outras ações. “Não temos que doar só peças. Temos que doar amor e carinho. A palavra de ordem é empatia”, afirma Tainá.

A presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Vera Ponzio, lembra que a campanha já era necessária em anos anteriores e agora torna-se fundamental. “As  baixas temperaturas no nosso estado, aliada à crise da Covid-19, nos convoca enquanto sociedade ao exercício solidário. Doar roupas limpas, que possam ser usadas por outros que precisam, é um ato de amor”, reforça. O secretário municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, Itacir Flores, salienta a preocupação de que as doações cheguem a quem mais precise. “Todas as roupas doadas são registradas, triadas e catalogadas. Tudo com transparência para dar segurança a quem doar”.

Parceiros - Mais uma vez, a campanha conta com a participação de importantes parceiros, como a Rede Asun, Federação Israelita, Instituto Unicred RS, Unimed, Panvel, Instituto de Cardiologia, EstáFácil Estacionamentos, Ativa, Zigon, HMídia, Sinergy e LZ.
A 99 vai dar voucher de desconto para corridas até pontos de coleta com drives-thrus.

Beneficiados- Serão beneficiadas 142 organizações cadastradas na Fasc, além de albergues, Centros Pop, pessoas atendidas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) , Centros de Referência Especializados de Assistência SociaL (CREAS), Centros Dia do Idoso (CDI) e Centros de Relações Institucionais e Participativas, povos indígenas e quilombolas (CRIPIs).

Ações já confirmadas - Devido ao distanciamento social e ao fato de a maior parte dos tradicionais pontos de coleta estarem fechados, serão realizadas ações de drives-thrus para o recolhimento de  donativos. A primeira delas será dia 5 de maio, das 11h às 16h, na avenida Borges de Medeiros, na calçada do Largo Glênio Peres. Outras ações serão promovidas ao longo da campanha. As doações, ações e pontos de coleta podem ser acompanhados pelo Portal da Prefeitura e App #EUFACOPOA.

Pontos de coleta:

1.  Paço Municipal - Centro Histórico

2.  Central de Triagem - Múcio Teixeira, 33 - Menino Deus

3.  EstaFácil Estacionamentos
     Rua Dona Laura , 320
     Rua Comendador Caminha, 42

4. Instituto de Cardiologia - Avenida Princesa Isabel, 395 - Santana

5. Rede Panvel
     Avenida  Borges de Medeiros,589 e 595 - Centro Histórico
     Avenida Wenceslau Escobar, 2857- Lj 04 - Cristal
     Avenida Edgar Pires de Castro, 1395 - Aberta dos Morros
     Avenida Cavalhada, 2351 - Cavalhada
     Rua Vinte e Quatro de Outubro, 742 - Moinhos de Vento
     Rua Zeca Neto, 38 - Cristo Redentor
     Rua Valparaíso, 698 - Jardim Botânico
     Rua Coronel Bordini,12- Auxiliadora
     Rua Silveiro, 1810 - Menino Deus
     Shopping Bela Vista - Avenida Nilópolis, 543 - Lj 5 - Petrópolis
     Viva Open Mall - Avenida Nilo Peçanha, 3200- Lj 48- Chácara das Pedras

6. Rede Asun de Supermercados
    Avenida Cavalhada, 2985 - Cavalhada
    Avenida Plinio Brasil Milano, 1609 - Higienópolis
    Avenida Francisco Trein, 687 - Cristo Redentor
    Avenida Bento Gonçalves, 68 - Azenha
    Estrada João Antonio da Silveira,1134 - Nova Restinga
    Rua Jacinto Osório, 126 - Santana Rua da República, 500 - Cidade Baixa
    Avenida Bernardino Silveira Amorin,1134 - Rubem Berta

 

 

 

 

 

               

 

 

 

 

 

Elisandra Borba

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes