Lançamento do projeto Capital Mundial do Churrasco reúne mais de 400 pessoas no Harmonia
Uma das noites mais frias do ano foi aquecida com o calor do fogo de chão, parrillas e churrasqueiras instaladas especialmente para lançar o projeto Porto Alegre, Capital Mundial do Churrasco. O movimento da prefeitura, em parceria com a iniciativa privada, reuniu nesta quinta-feira, 2, no Parque Harmonia, mais de 400 pessoas ligadas à cadeia produtiva e convidados para dar inÃcio à promoção da cultura do churrasco a nÃvel mundial.
Renomados assadores da cidade, dos mais tradicionais à nova geração, em parceria com frigorÃficos, ofereceram mais de 130 quilos de carne de costela, cordeiro, suÃnos e linguiças, cortes de parrilla e bife de chorizo para degustação. Foram oferecidos vinhos, cerveja artesanal e até mesmo um drink alusivo ao churrasco, com nome ainda em aberto para votação, feito de cachaça, limão, bergamota e um toque de rapadura.
“O churrasco é convivência, o churrasco é famÃlia, o churrasco é tudo de bom. Eu sou um goiano de nascimento e um gaúcho de coração, até porque gaúcho é um estado de espÃrito. No churrasco se decide a vida da famÃlia, se decide a vida de uma nação e é onde se passa de mão em mão o nosso tão querido chimarrão. Então, nós somos, sim, a capital do churrasco" - Prefeito Sebastião Melo.Â
A ideia do projeto nasceu no gabinete do vice-prefeito Ricardo Gomes para promover uma cultura já intrÃnseca no porto-alegrense e fomentar o turismo. "Não será a prefeitura quem vai conduzir essa estratégia, nós iremos acompanhar e estar junto. Quem deve comprar essa ideia é o setor produtivo. Nós temos algo que ninguém tem no mundo: o churrasco em casa. Estamos reconhecendo e levando para o mundo uma marca legÃtima nossa", afirma Gomes.
Cultura - O evento foi conduzido pela patrona do Acampamento Farroupilha, Liliana Cardoso, e integra a programação dos 250 anos de Porto Alegre. O secretário da pasta, Rogério Beidacki, se encarregou dos detalhes da noite, com uma programação especial, como a cantora Luiza Barbosa, finalista do The Voice Kids, o dj Lê Araujo, a presença dos Cavaleiros da Paz, do escritor Luiz Coronel e do personagem e humorista Léo, o Gauchão de Apartamento. Uma das atrações foi a produção ao vivo de uma faca pela Associação dos Cuteleiros, criada a partir dos pregos do antigo bonde da Capital.Â
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Vicente Perrone, o setor produtivo do churrasco é quem vai conduzir os próximos passos. "Foi lançada a pedra fundamental. A ideia é unir todos os atores e levar o projeto adiante. Temos certeza que este reconhecimento irá estimular estas economias, assim como promover o turismo porto-alegrense", diz Perrone.Â
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Entre as propostas do projeto estão inserir setembro como mês do churrasco em Porto Alegre, criar a Universidade do Churrasco, Museu do Churrasco e o Festival Internacional do Churrasco, previsto para outubro de 2022, após a realização do Acampamento Farroupilha. A mestre assadora Clarice Schwartzmann, curadora do projeto, deve conduzir o andamento.
"Faz parte de uma estratégia da cidade de promover aquilo que já temos aqui: instrumentos, cultura, história, tradição, a melhor carne, equipamentos e profissionais", ressalta.
Parcerias - O evento contou com os patrocÃnios da Tramontina, Fruki e Alegrow. E com os apoiadores: Associação Brasileira de Angus, Associação Brasileira de Hereford, Associação Brasileira de Criadores Ovinos, Associação Sulina de Criadores de Búfalos, Frigorifico Silva, Frigorifico Zimmer, Frigorifico Santo André, Estâncias Gaúchas, Associação Gaúcha de Microcervejarias, Associação Gaúcha de Vinicultores, Salva Craft Beer, Velho Barreiro, Lanceiro Negro Vinhos, Associação Gaúcha de Cuteleiros, Dudu das Caipiras, Bah produtora, Moving Djs, Santos e Vial, La Fogatta Parrilla e GAM3 Parks. Os parceiros são Grupo Austral, Capacitá Eventos e AChurrasqueira. O assado ficou por conta do O Luxo do Gaúcho, Barbachan, Dani Tach e CecÃlia Fernandes, Marcelo Bolinha e Bebeto.
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Lissandra Mendonça