Loteamento Santa Terezinha recebe posto avançado de atendimento social

12/08/2025 16:54

A Prefeitura de Porto Alegre instalou um posto avançado de atendimento social no Loteamento Santa Terezinha, no 4º Distrito, em um contêiner especialmente adaptado.

O espaço concentra serviços de assistência social, saúde, empreendedorismo, cidadania e empregabilidade, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h. Confira aqui os dias e horários de cada serviço para esta semana.

“Temos o compromisso de criar iniciativas que facilitem o atendimento para todos, mas principalmente para aqueles que mais precisam. Estamos na Santa Terezinha para cuidar das pessoas, levando os serviços da prefeitura como saúde, assistência social e oportunidades de trabalho em um só lugar, perto de casa†- Prefeito Sebastião Melo.

No local, a comunidade tem acesso a:

- Atualização e dúvidas sobre o Cadastro Único para programas sociais;
- Sine Municipal, com encaminhamento para vagas de emprego e orientações sobre qualificação profissional;
- Sala do Empreendedor, com orientações sobre formalização de negócios;
- CRAS e CREAS, com área socioassistencial, além do Serviço de Atendimento à Família (SAF) e abordagem;
- Saúde, com atendimento básico para a população todas as terças-feiras;

O posto integra um conjunto de ações iniciado no mês passado para fortalecer a inclusão social, a geração de renda e o acesso a direitos básicos no bairro.

“Nosso compromisso é estar onde a população mais precisa, levando dignidade por meio da assistência social, da saúde e da geração de oportunidades. A presença permanente do poder público no Santa Terezinha reforça ainda mais o cuidado com as pessoas e a recuperação do território, unindo serviços e ações concretas para transformar a realidade da comunidadeâ€, relata o secretário-geral de Governo, André Coronel.

Saúde - No início da tarde desta terça-feira, 12, uma equipe composta por médico, técnicos de enfermagem e agente comunitário de saúde iniciou o atendimento no posto avançado.

Em uma hora, dez pessoas já haviam passado pelo posto. Entre elas, estava a moradora Beatriz Carvalho, 40 anos, que vive há 16 anos no Loteamento Santa Terezinha. Dona de casa, ela buscou o serviço para uma consulta e a renovação de receita médica, elogiando a iniciativa pela proximidade e rapidez. “É muito bom ter esse atendimento aqui perto de casa, facilita muito para a genteâ€, afirmou.

Reorganização do território - Desde o início de julho, o município já retirou mais de 180 toneladas de entulhos do loteamento, pintou 4,3 mil metros de meio-fio, instalou quatro novos pontos de iluminação de LED e prepara o religamento de outros oito. As equipes de saúde também devem ampliar a presença do Consultório de Rua na região.

A prefeitura articula ainda com a Avesol (Associação do Voluntariado e da Solidariedade) a criação de um espaço adequado para catadores autônomos, com estrutura para triagem e apoio à formalização da atividade de recicladores na região.
 

Cristiano Vieira