Mais de cem crianças participam de ação de Páscoa no Dmae

20/04/2019 14:04
Cesar Lopes / PMPA
EXECUTIVO
Marchezan explicou como funcionaria a brincadeira e deu a largada para a caça aos ovos

A manhã deste sábado, 20, foi de diversão para mais de cem crianças atendidas pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e da Pequena Casa da Criança. Elas participaram de uma caça aos ovos de Páscoa no Jardim do Dmae, na rua 24 de Outubro. A iniciativa, batizada de “O Jardim Encantado da Páscoa”, foi uma parceria entre a Prefeitura de Porto Alegre e a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), que doou os chocolates. 

O prefeito Nelson Marchezan Júnior acompanhou a ação, que contou também com um momento de reflexão sobre o real sentido da data com a participação do padre Lucas Matheus Mendes, da Igreja Nossa Senhora das Dores. “Hoje, aqueles que temos que ter mais cuidado, que são essas crianças que necessitam de um acolhimento especial da cidade, vieram desfrutar do Jardim do Dmae, que é um espaço público, e levar um ovinho de Páscoa”, diz o prefeito.

Assim que Marchezan explicou como funcionaria a brincadeira e deu a largada para a caça, a criançada tomou conta do gramado à procura dos ovinhos de plásticos escondidos entre os arbustos. Com o rosto de pintado de coelho, um menino de 10 anos, que vive em uma das casas do Pão dos Pobres, mostrava feliz os três ovinhos que tinha achado. “Queria ficar com todos, mas vou dar para os meus amigos menores que ainda não acharam”, conta ele, que abriu ali mesmo seu ovo de chocolate. Ele disse que nunca tinha ido a uma praça tão bonita. “É lindo aqui”, completa. 

Quem também estava feliz da vida era uma menina que fazi aniversário neste sábado. “Hoje estou fazendo 9 anos e terei mais uma festa à tarde”, afirma. A agente de ação social do Pão dos Pobres, Luiza da Rocha, aprova a ação e diz que para os pequenos é sempre divertido atividades fora dos lares. 

Padre Lucas explicou para as crianças o verdadeiro sentido da Páscoa, uma das datas mais importantes para o cristianismo. "Mesmo que tenhamos a doçura dos ovos após a ressurreição de Cristo, não podemos esquecer que alguém se doou por nós", explica o padre.

Para o secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, o principal objetivo é resgatar a tradição e relembrar o verdadeiro sentido da Páscoa, celebrada pelos cristãos. “A experiência foi ótima. Foi a primeira vez que realizamos essa ação no Jardim do Dmae e queremos que seja permanente”, destaca. O evento contou ainda com apoio das secretarias municipais do Desenvolvimento Social e Esporte, Desenvolvimento Econômico e da Educação. Também participaram da atividade deste sábado os secretários municipais de Comunicação, Orestes de Andrade Jr.; Desenvolvimento Econômico, Eduardo Cidade; e o diretor do Dmae, Darcy Nunes.

 

Lissandra Mendonça

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes