Marchezan destaca Ufrgs como importante parceira da prefeitura

26/11/2019 19:45
Joel Vargas / PMPA
EXECUTIVO
Prefeito participou de painel que debateu relação entre universidade e sociedade

Dentro da programação comemorativa aos 85 anos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), o prefeito Nelson Marchezan Júnior participou, nesta quarta-feira, 26, do painel sobre a Relação Universidade-Sociedade, no Centro Cultural da instituição. O debate foi acompanhado por representantes dos setores acadêmico, jurídico, político, industrial e dos governos municipal e estadual.

Marchezan frisou que a Ufrgs é parceira do Município em inúmeros projetos e destacou a excelência de qualidade do ensino da instituição, reconhecida como uma das melhores universidades do país. “Este fato é de grande importância para a formação dos professores das escolas de Ensino Infantil e Fundamental da rede pública do município. É um gigantesco desafio. Nos próximos anos, vamos formar cerca de 2 mil docentes da Educação Infantil, de forma gratuita”, afirmou.

O prefeito também lembrou que, graças ao Telessaúde, um serviço executado em conjunto entre prefeitura, Ufrgs e Ministério da Saúde, foi possível reduzir em 40% as filas de consultas pelo sistema público com médicos especialistas. Sobre o projeto Pacto Alegre (desenvolvido em parceria entre universidades, poder público, setor empresarial e entidades, para tornar a Capital um pólo de inovação e empreendedorismo), Marchezan disse que “o tema inovação é um grande envelope que nos permitirá agregar forças para encontrar modelos e novos caminhos para a cidade”.

O reitor Rui Vicente Oppermann relembrou a história da Ufrgs, criada como Universidade de Porto Alegre. “Só depois de uma década, passou a ser estadual e, posteriormente, foi federalizada, nos anos 1950. Mas, ao longo de sua trajetória, sempre buscou identidade com os mais diferentes segmentos da sociedade”, recordou. Oppermann citou a aliança inédita entre Ufrgs, PUCRS e Unisinos em busca de inovação para a Capital e afirmou que a prefeitura tem sido grande participante do Pacto Alegre. “Atualmente, quando se questiona a natureza pública e a autonomia das universidades, a Ufrgs é um ótimo exemplo de como esse investimento resulta em retorno extremamente importante para a sociedade”, frisou.

Participaram também do painel a presidente da Associação dos Antigos alunos da Ufrgs, Jussara Issa Musse; a presidente do Conselho Estadual de Educação, Sônia Fonseca; representante da Fiergs, José Luiz Bozzetto; Enrico Freitas, representando do Ministério Público Federal; o deputado federal Henrique Fontana; e o secretário estadual de Ciência, Inovação e Tecnologia, Luís Lamb. 

  

 

Ivani Schütz

Rui Felten

Acompanhe a prefeitura nas redes