Marchezan fala a lojistas sobre desafios e êxitos da gestão
O prefeito Nelson Marchezan Júnior participou, nesta segunda-feira, 16, da reunião-almoço da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) que marcou o fim de ano e a despedida do empresário Alcides Debus à frente da presidência da entidade. Em palestra aos integrantes da Câmara, Marchezan destacou os principais avanços obtidos nos três anos da sua gestão e explicou como foi feita a recuperação das finanças da prefeitura, a partir de medidas de economia e reformas estruturantes aprovadas pelo Legislativo. Como resultado, as perspectivas são fechar 2020 com saldo positivo de R$ 43 milhões e alcançar R$ 5 bilhões de investimentos na próxima década.
Marchezan salientou, entretanto, que toda a sociedade precisa se engajar nas mudanças e convocou os dirigentes lojistas a participarem desse processo. “A cidade é de todos, é nossa. E temos de nos responsabilizar em conjunto por ela”, afirmou. O prefeito lembrou o cenário ruim quando assumiu o Município em 2017, com 56 obras interrompidas e 26 projetos parados, além de dívidas com fornecedores, déficit de serviços, despesas de pessoal e restrição ao crédito. “Porto Alegre era a única capital do país com o caixa no negativo”, frisou.
Depois, o chefe do Executivo municipal explicou como o binômio gestão e reformas foi capaz de mudar o panorama de 20 anos de déficits, reabilitar a prefeitura para retomar o crédito e projetar um futuro melhor para a Capital. “Porto Alegre é hoje uma cidade boa para se investir, boa para viver e com ótimas perspectivas”, salientou.
Os dirigentes elogiaram a gestão de Marchezan, marcada, segundo eles, pela coragem e determinação. O presidente Alcides Debus afirmou que “esta é uma gestão meritocrática, pelas melhorias obtidas e as dificuldades vencidas, o que vai impactar positivamente na cidade e na vida de seus habitantes nos próximos anos”.
A CDL solicitou que o lançamento da próxima edição do Liquida Porto Alegre, a maior liquidação do Sul do país, promovida com 100% de recursos da própria Câmara, seja realizada na prefeitura. Marchezan aceitou o pedido e desejou sucesso nos negócios aos varejistas.
Rui Felten