Executivo

Marchezan faz visita técnica a obra do Dmae na Zona Norte

30/07/2020 15:11
Cesar Lopes/PMPA
DMAE
Troca de 22.620 metros de redes de água terá investimento de R$ 6,7 milhões

O prefeito Nelson Marchezan Júnior fez uma visita técnica, na manhã desta quinta-feira, 30, à obra do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) para substituição de rede de água na Zona Norte. A troca de 22.620 metros de canalização terá investimento de R$ 6,7 milhões, oriundos da tarifa de serviços da autarquia, e beneficiará 15,2 mil pessoas da região, que aguardavam a melhoria há mais de 20 anos. O trecho vistoriado foi na avenida Francisco Silveira Bitencourt, bairro Sarandi.

“Esta obra tão importante faz parte das ações de qualificação das redes de abastecimento de água em toda a cidade. A troca da canalização antiga tem como objetivo reduzir o número de rompimentos e perdas de água” - Prefeito Nelson Marchezan Júnior.

Marchezan reforça que os recursos que bancam a obra são provenientes do caixa do Dmae e de uma gestão que prioriza o atendimento aos porto-alegrenses. "A vida das pessoas é agora. É inaceitável esperar décadas por um superávit da máquina pública para viabilizar investimentos", afirma.

Região atendida - Os bairros beneficiados são Sarandi, Ruben Berta, Parque Santa Fé, Santa Rosa de Lima e Costa e Silva. No trecho da avenida Francisco Silveira Bitencourt, serão substituídos 2.068 metros de canalizações. Já foram trocados cerca de 14 mil metros de tubulações antigas de ferro e fibrocimento, das décadas de 1970 e 1980. Agora, a rede será de polietileno de alta densidade.

“Substituir as canalizações que levam a água à casa das pessoas é fundamental. Aquela região passará a ter uma rede nova, com mais tecnologia e que permita manter a regularidade do abastecimento, com a diminuição de consertos por rompimentos frequentes”, diz o diretor-geral do Dmae, Darcy Nunes dos Santos.

Trechos - A área técnica do Dmae identificou a necessidade de substituição de redes de água em vários pontos da Zona Norte. Foi realizada uma contratação, por meio de licitação, para obras em seis trechos nos bairros Sarandi, Ruben Berta, Santa Rosa de Lima, Parque Santa Fé e Costa e Silva. O trabalho começou pelo trecho da avenida Zeferino Dias, no Sarandi, em julho de 2019, passando pelo Parque Santa Fé, onde estão em fase de finalização as ligações na nova rede. Após a conclusão no Sarandi, as etapas seguintes serão nos bairros Santa Rosa de Lima e Ruben Berta.

“Estou feliz e surpresa. Acreditava que iria morrer e não veria a realização desta obra, que é importante para nós que sofremos com o problema de abastecimento de água”, relata Maria Waceleske, 60 anos, que reside na  mesma casa na avenida Francisco Silveira Bitencourt, esquina com o Beco José Paris, desde que nasceu.  “Fiz questão de cumprimentar o prefeito, mesmo que de longe, porque ele nos disse que faria a obra e a fez”, comemorou. 

Também participaram da vistoria o engenheiro da empresa Virtual Engenharia, que realiza a obra, Marcílio Miranda; os secretários municipais Marcelo Gazen (Infraestrutura e Mobilidade Urbana) e Hiratan Pinheiro da Silva (Serviços Urbanos); o secretário-adjunto de Relações Institucionais, Mario Santa Maria; e o engenheiro fiscal do Dmae, Paulo Robinson Samuel. As regras de distanciamento foram seguidas.

Paulo Fontoura e Aline Coelho

Rui Felten

Acompanhe a prefeitura nas redes