Marchezan participa da entrega de roupas e cobertores na Zona Norte

30/07/2020 16:11
Cesar Lopes / PMPA
EXECUTIVO
Ação foi realizada em parceria com o Centro Social Marista e atendeu famílias no bairro Mario Quintana

Famílias atendidas pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), em parceria com o Centro Social Marista de Porto Alegre (Cesmar), receberam, nesta quinta-feira, 30, três mil peças de roupas, 500 cobertores e cestas básicas da Campanha do Agasalho. No final da manhã, a distribuição no bairro Mario Quintana foi acompanhada pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior e a primeira-dama do Município, Tainá Vidal. Para evitar aglomeração, voluntários que atuam no Cesmar ligaram para as pessoas e agendaram o recebimento. (fotos)

“Enfrentamos a pandemia do novo coronavírus, acompanhada por uma onda de frio. Ações de solidariedade como estas servem para atenuar as dificuldades enfrentadas por muitas famílias.  Os porto-alegrenses entenderam que esse é o momento de colaborar com doações, que estão sendo repassadas para quem precisa†- Prefeito Nelson Marchezan Júnior.

O Centro Social Marista de Porto Alegre - Cesmar tem parceria com a prefeitura, por meio da Fasc, desde 2002, e com a Secretaria de Educação, desde 2010. Trata-se de uma instituição social com 20 anos de história no bairro Mario Quintana e que atualmente realiza mais de 1,5 mil atendimentos gratuitos diários.

Atenção e cuidado - A primeira-dama ajudou na distribuição e com orientações para quem circulava entre as várias mesas com calçados, agasalhos, calças e cobertores, divididos por tamanho e sexo, na quadra de esportes do Cesmar. “Temos um compromisso com as pessoas que estão em vulnerabilidade social, necessitando de atenção e cuidado. Agradecemos a todos que doaram roupas e mantimentos, um volume que supera o arrecadado em anos anteriores, e estão amenizando o sofrimento de muitos. Quem ainda tem algo que queira repassar: a nossa Campanha do Agasalho estará ocorrendo até o dia 14 de agostoâ€, disse Tainá.

Entre as famílias que buscavam vestimentas estava a de Francisca de Oliveira Nunes, 53 anos, e de Marino Vital da Silva, 63, que estavam acompanhados por três dos cinco filhos, cujas idades variam de 4 a 14 anos. “Agradeço de coração a quem teve compaixão e nos doou roupas, cobertores e alimentos. Vocês não imaginam o quanto estamos precisando. Meu marido que atua na construção civil não está podendo trabalhar pois é do grupo de risco e eu cuido de todos em casa. A ajuda é maravilhosa e não pode pararâ€, falou Francisca.

Também estiveram presentes o secretário adjunto de Relações Institucionais, Mário Santa Maria; a presidente da Fasc, Vera Ponzio; o diretor do Cesmar, Irmão Odilmar José Fachi, e Solismar Amaro, da PUCRS.  Todos respeitando as regras de distanciamento.

Paulo Ricardo Fontoura

Gilmar Martins