Marchezan representa a Frente Nacional dos Prefeitos na China

03/10/2018 08:54
O prefeito Nelson Marchezan Júnior desembarca na quarta-feira, 10, em Xangai, na China, para uma missão de aproximação institucional. A viagem à Ásia será custeada pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), da qual Marchezan atua como vice-presidente de Ciência, Tecnologia e Inovação. Ele foi convidado pelo presidente da FNP, o prefeito de Campinas (SP), Jonas Donizette, para representar a entidade e acompanhar um evento mundial de tecnologia. O retorno a Porto Alegre está marcado para o dia 17 de outubro. Durante este período, o vice-prefeito Gustavo Paim assume a prefeitura.

De 10 a 13 de outubro, o chefe do Executivo participa do Huawei Connected, evento anual de apresentação de produtos, avaliação de tendências e conteúdos de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. Também serão apresentados cenários para desenvolver a temática de cidades inteligentes. A Huawei é uma empresa multinacional fornecedora de tecnologia de soluções de informação da indústria e das comunicações (TIC), responsável por 13,3% do mercado de venda de smartphones e considerada a segunda marcha chinesa com maior presença global. Está presente no Brasil com fábricas em Campinas (SP) e Jundiaí (SP), um centro de distribuição em Sorocaba (SP) e por meio de parcerias com as empresas de telefonia como a Claro e a Oi.

Depois do compromisso pela FNP, Marchezan, acompanhado de uma comitiva da Prefeitura de Porto Alegre, cumprirá uma agenda de negócios com empresários em busca de oportunidades e investimentos para a Capital. A ideia é apresentar o potencial da Capital gaúcha aos chineses. O prefeito também terá uma reunião com o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), que tem sede em Xangai. O município já está em contato com o banco em projetos de estruturação de parcerias público-privadas (PPPs) e concessões, especialmente nas áreas de resíduos e mobilidade.

Entre as visitas confirmadas em Xangai está a Fundação Fosun - grupo com participação no Cirque du Soleil e na rede hoteleira Club Med - que tem investido pesado no Brasil. O diretor de Articulação Institucional e Resiliência da Prefeitura, Rodrigo Corradi, explica que a Fosun atua com forte atuação nas áreas de saúde e bem-estar e que esse posicionamento pode ser favorável a Porto Alegre. “Teremos uma agenda de trabalho junto com a sede da fundação para identificação de possibilidades de trabalho e convite para que a Fosun conheça as iniciativas do Pacto pela Inovação de Porto Alegre”, afirma Corradi.

Comitiva – Aproveitando a oportunidade da viagem à China, o prefeito irá acompanhado de gestores da prefeitura para aprofundar o relacionamento com empresas chinesas. Entre os membros da comitiva estão o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Marcelo Solleti, que acompanhará reuniões com empresas de mobilidade, como a BYD e DiDi e os debates sobre o tema na Huawei Connected. O diretor-técnico da Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa), Alexandre Horn, integra a equipe por ser um contato direto com a Aliança pela Inovação. Também viajam a coordenadora-geral do Gabinete do Prefeito, Juliana de Castro, responsável pela agenda do prefeito, e Rodrigo Corradi, diretor de Articulação Institucional e Resiliência e gestor da área internacional da prefeitura.

Programação:
08/10 - Embarque para China (Xangai)
10/10 - Participação no Huawei Connected - Smart City Sessions
11/10 - Café da manhã com cônsul do Brasil em Xangai, Gilberto Fonseca Guimarães de Moura; agenda no Novo Banco de Desenvolvimento e reunião com a Fundação Fosun
12/10 - Programa de Segurança de Shenzhen (Smart Longgang), visita ao QG do Laboratório da Huawei
13/10 - Reunião técnica BYD (empresa chinesa de ônibus elétricos) e visita às fábrica
14/10 - Visita ao metrô de Xangai
15/10 - Visita técnica ao maior parque tecnológico da região de Suzhou, cidade irmã de Porto Alegre desde 2004. Suzhou é a sede de dois dos mais modernos parques tecnológicos da China.
16/10 - Espaço para reuniões de encaminhamentos/relatórios
 

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes