Marchezan ressalta parceria do TCE com o Município

09/12/2019 19:26
Joel Vargas/PMPA
EXECUTIVO
Prefeito participou da solenidade de posse do novo presidente do órgão, Estilac Xavier

O novo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Estilac Xavier, tomou posse nesta segunda-feira, 9, com a meta de aumentar a eficiência das auditorias públicas no Rio Grande do Sul. O conselheiro destacou a necessidade de aprimorar o uso da tecnologia e ampliar o domínio dos cidadãos sobre os dados públicos como as metas relevantes da gestão 2019-2021. Ao saudar o novo ocupante do cargo, o prefeito Nelson Marchezan Júnior lembrou que o TCE é um importante parceiro da prefeitura na promoção de cursos de capacitação para servidores. “Nossa parceria é sólida no sentido de contribuir para o aperfeiçoamento dos processos de trabalho na administração pública municipal”, ressalta. Marchezan prestigiou o ato ao lado do governador Eduardo Leite e do vice, Ranolfo Vieira Júnior. 

Iradir Pietroski, que deixa o cargo para ocupar a função de ouvidor, reforça que o órgão tem papel vital de fiscalizar as contas públicas. “Nossos auditores estão prontos para combater a irresponsabilidade com o dinheiro dos cidadãos, fiscalizando e cumprindo seu caráter pedagógico de orientar os gestores”, destaca. Segundo ele, mais de 110 prefeituras foram acompanhadas em sua gestão.

Também foram empossados Pedro Figueiredo, como vice-presidente; Alexandre Postal, como 2º vice-presidente; e Marco Peixoto, no posto de corregedor da instituição. Já a 1ª e a 2ª Câmaras do TCE-RS serão presididas pelos conselheiros Cezar Miola e Algir Lorenzon, respectivamente.

Pela tradição de rodízio, nos moldes do Supremo Tribunal Federal (STF), todos os conselheiros do TCE-RS exercem a presidência, seguindo a ordem de antiguidade, garantindo a estabilidade às gestões da Corte de Contas e oferecendo segurança aos órgãos internos e aos jurisdicionados.   

 

Gonçalo Valduga

Rui Felten

Acompanhe a prefeitura nas redes