Marchezan saúda chegada do Feevale Techpark a Porto Alegre

11/12/2019 14:07
Joel Vargas / PMPA
EXECUTIVO
Prefeito participou do lançamento do novo espaço de tecnologia, inovação e empreendedorismo

O prefeito Nelson Marchezan Júnior participou, na manhã desta quarta-feira, 11, do lançamento da terceira unidade do Feevale Techpark - Hub One, em parceria com o exoHub LIA. Será um laboratório de inovação aberta, que irá funcionar no bairro Auxiliadora, na Zona Norte de Porto Alegre. O espaço teve investimento de R$ 2,8 milhões e chega à Capital um ano depois de a Universidade Feevale ter inaugurado o Hub One de Criatividade e Inovação em Novo Hamburgo. O funcionamento está programado para a partir de março de 2020, com foco em cinco áreas: tecnologia da informação e comunicação, indústria criativa, materiais e nanotecnologia, ciências da saúde e biotecnologia, ciências ambientais e energias renováveis.

O prédio tem sete andares em uma área de quase 2 mil metros quadrados, que abriga laboratórios, 150 espaços para startups, empresas e serviços, além de cursos de graduação, pós-graduação e cursos in company da Universidade Feevale, com capacidade para 180 estudantes por turno. 

Marchezan desejou boas-vindas ao empreendimento e afirmou esperar que o Hub One da Feevale possa trabalhar em parceria com a prefeitura, para dividir experiências e aprendizados. “Isso, para nós, é uma soma, e estamos muito honrados com o fato de vocês estarem vindo para cá com um investimento inovador e uma pauta especial, em virtude do projeto Pacto Alegre, com o qual conseguimos superar características gaúchas e porto-alegrenses e unir mais de 80 entidades, que definiram desafios comuns e estabeleceram projetos para vencê-los”, ressaltou. O prefeito anunciou que parte da venda da folha de pagamento da prefeitura (R$ 20 milhões) será destinada ao fundo para financiar startups e convidou o Hub One a fazer parte do Pacto Alegre. “Não admitimos que fiquem de fora”, concluiu. 

O reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, disse que o Hub One Porto Alegre se propõe a ser um espaço para conectar as pessoas. “Queremos que aqui exista um ambiente para troca de novos conhecimentos e o desenvolvimento de ideias. Isso irá acarretar ganhos para a cultura das empresas a partir de cada projeto e potencializar a inovação”, disse. A diretora de Inovação e gestora do Hub One de Criatividade e Inovação e do Feevale Techpark, Daiana de Leonço, anunciou que, das 150 startups previstas para ocuparem o Hub One, 74 já assinaram convênio e estão confirmadas. 

Para Roberto Cardoso, presidente da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur-NH), mantenedora da Universidade Feevale, a chegada do Hub One a Porto Alegre significa a continuidade de um processo de crescimento. “Estar em Porto Alegre não é simplesmente uma presença física. Estamos trazendo para cá o DNA da instituição, que se dispõe a contribuir e inovar com o Brasil na busca pela liderança em inovação tecnológica”, frisou. “Estamos chegando aqui para ficarmos definitivamente.” 

  

 

Ivani Schütz

Rui Felten

Acompanhe a prefeitura nas redes