Marchezan visita oitava unidade de saúde com horário estendido até 22h

12/05/2020 20:55
Cesar Lopes / PMPA
EXECUTIVO
Visita do prefeito coincidiu com o Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro

O prefeito Nelson Marchezan Júnior visitou, na noite desta terça-feira, 12, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Belém Novo, que funciona desde 4 de maio com horário ampliado até 22h, para prestação de serviços aos mais de 15 mil moradores da região. A unidade é referência para o Extremo Sul (bairros Belém Novo, Chapéu do Sol, Lageado, Lami e Ponta Grossa) e deverá realizar uma média de 2 mil atendimentos mensais a mais com a ampliação do horário. A visita do prefeito coincidiu com o Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro, a quem parabenizou e puxou uma salva de palmas.

O horário estendido em postos de saúde faz parte da estratégia de gestão municipal na saúde, que tem como foco a priorização de serviços essenciais. Com a UBS Belém Novo funcionando até 22h, a prefeitura disponibiliza oito postos atendendo até lá. Além dessas unidades, outros 16 postos funcionam 12 horas por dia, sem interrupção ao meio-dia, com turnos até as 19h (começando às 7h) ou até 20h (com início às 8h).

“O conceito de boa gestão em saúde qualifica a estrutura sem impactar a máquina pública. Como resultado, entregamos um serviço mais eficiente e qualificado às pessoas. Saio daqui mais confiante no ser humano e na humanidade. Fico feliz que existam pessoas com capacidade de ajudar o próximo.” - Prefeito Nelson Marchezan Júnior

Gratidão - Marchezan foi recebido pela coordenadora do posto, a médica Loren Seibel, que mostrou a estrutura e apresentou os profissionais de saúde. Ela mostrou um cartaz feito pelos servidores da unidade, que se sentiram valorizados e gratos pela confiança neles depositada com a ampliação no horário e a permanência deles no local. “A maioria dos servidores trabalha há anos no posto e conhece pelo nome os usuários, suas histórias e família”, ressaltou a coordenadora. “Ainda é muito cedo para se ter a dimensão, mas os pacientes agora ficam surpresos quando são acolhidos sem ter que voltar outro dia”, contou. 

Porto Alegre tem 137 unidades básicas de saúde, com atendimento à população realizado por 260 equipes de saúde da família. Com o prolongamento do período de assistência, a Capital atinge uma etapa importante na expansão da atenção básica e da capacidade de atendimento. 

O horário estendido facilitou a vida da babá Salete de Oliveira, 51 anos, e do marido, o pedreiro Cirilo da Silva Mattos, 44, que nesta terça-feira chegaram à UBS Belém Novo às 19h para se vacinarem. “Moramos próximo ao posto, mas só vamos nos vacinar hoje, depois do trabalho, porque o governo teve a sensibilidade de aumentar o horário”, disse Salete. Mattos parabenizou a prefeitura por ter lembrado dos moradores de Belém Novo e ampliado o horário de atendimento.”Agora, poderemos vir tranquilos depois do trabalho, com a certeza de que seremos atendidos.”

Mais atendimentos - Desde 2017, mais de 214 mil atendimentos foram realizados entre 18h e 22h em todos os postos de saúde da Capital, com resolutividade média de 80% a 90%. Com mais esta estrutura, a Secretaria Municipal de Saúde destaca que haverá reforço no atendimento aos pacientes com doenças de inverno ou com quadro gripal, desafogando os hospitais. A UBS Belém Novo funciona de forma ininterrupta das 8h às 22h e conta com três equipes de saúde da família e uma equipe de saúde bucal, formadas por 28 profissionais, entre médicos, residentes, enfermeiros, dentista, técnicos e auxiliares, atendendo em nove consultórios.
 
“Com a ampliação do horário do posto, este passa a ser mais um local onde as pessoas podem buscar atendimento, não necessitando se dirigir a hospitais”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Pablo Stürmer.


Confira os postos que já operam com atendimento até 22h


- Modelo (Região Central) – ampliação iniciada em abril/2017

- São Carlos (Região Partenon/Lomba do Pinheiro) – ampliação iniciada em março/2017

- Tristeza (Região Sul/Centro Sul) – ampliação iniciada em junho/2018

- Ramos (Região Norte/Baltazar) – ampliação iniciada em março 2019

- Diretor Pestana (Região Noroeste/Humaitá/Navegantes/Ilhas) - ampliação iniciada em janeiro/2020
 
- Primeiro de Maio (Região Glória/Cruzeiro/Cristal) - ampliação iniciada em fevereiro/2020

- Morro Santana (Região Glória/Cruzeiro/Central) – ampliação iniciada em fevereiro/ 2020

- Belém Novo (Zona Sul) – ampliação iniciada em maio 2020


Estrutura da UBS Belém Novo

Nove consultórios

Três equipes de saúde da família

Uma equipe de saúde bucal

Unidade mista com três médicos pediatras

Uma médica clinica

Uma médica de família e dois residentes de medicina de família
 
Dois médicos do programa Mais Médicos

Dois médicos à noite

Quatro enfermeiros

Onze técnicos de enfermagem 

Dentista e auxiliar de saúde bucal

 

Paulo Fontoura

Rui Felten

Acompanhe a prefeitura nas redes