Melo assina convênio de qualificação asfáltica das vias da Capital

10/12/2021 13:54
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Prefeito assinou convênio para qualificar o asfalto da Capital

O prefeito Sebastião Melo assinou nesta sexta-feira, dia 10, durante reunião do secretariado, o convênio que autoriza o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) a utilizar em obras executadas pelo departamento o asfalto que é produzido nas usinas da Diretoria de Conservação de Vias Urbanas da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb). O convênio irá garantir a qualidade e durabilidade asfáltica das vias de Porto Alegre. O concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) é produzido nas usinas do Sarandi e Restinga, e é aplicado nas ações de repavimentação e restauração das ruas da cidade.

“As usinas são fundamentais para a manutenção das ruas e avenidas. Essa parceria que estende o uso para as obras feitas pelo Dmae é um passo muito importante para resolver o problema de forma definitiva. O cidadão que anda pela cidade merece vias em bom estado” - Prefeito Sebastiao Melo

Para o secretário da SMSUrb, Marcos Felipi Garcia, esta parceria representa um importante avanço de cooperação da administração municipal que vai trazer serviços mais eficientes para a população. “O convênio vai proporcionar ao cidadão pagador de impostos um asfalto de qualidade e com mais durabilidade, evitando transtornos às vias públicas”, conclui o titular da pasta.

Com vigência de dois anos, o convênio prevê o fornecimento de 5.800 toneladas por ano ao Dmae, que também utilizará os serviços do Laboratório de Solos, Asfalto e Concreto, onde são feitos ensaios para medir a resistência e a qualidade dos materiais utilizados para reaterro e repavimentação. “Nosso objetivo também é evitar resserviços, reduzir o tempo de fechamento das valas e manter o mesmo padrão no asfalto”, afirma o diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia.

O Dmae irá pagar a SMSUrb com Cimento Asfáltico do Petróleo (CAP) proporcionalmente ao custo do CBUQ fornecido. O volume de 5.800 toneladas anuais de CBUQ é o consumo estimado pelo Dmae para uso nos contratos de repavimentação de consertos e de obras de água, esgoto sanitário e drenagem urbana.

Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Vice-prefeito Ricardo Gomes falou sobre o novo prédio do Executivo Municipal

Nova sede - Durante a reunião de secretariado, o vice-prefeito, Ricardo Gomes, apresentou a estrutura da nova sede da administração municipal que será no antigo prédio da Habitasul, no Centro Histórico, assim como a identidade do espaço, que fica localizado na rua General João Manoel. A nova casa do executivo será chamada de Paço do Cais.

 

Rafa Redin e Marcelo Moms

Lucas Barroso