Melo assina decreto que declara situação de emergência na região do Partenon

10/02/2022 13:08

  

Cesar Lopes / PMPA
Executivo
Decreto possibilita que município possa implementar medidas para ampliar o abastecimento de água de forma mais rápida

O prefeito Sebastião Melo assinou nesta quinta-feira, 10, com a presença de representantes do bairro Partenon, o decreto que declara situação de emergência em cinco bairros da Capital. O documento possibilita que o município possa implementar medidas de forma rápida, visando minimizar o problema do abastecimento de água nessas regiões. O decreto, publicado em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), foi motivado pela estiagem que atinge a cidade e contribui como um dos principais fatores para o desabastecimento. Além do Partenon, estão incluídas a Vila São José, Vila João Pessoa, Coronel Aparício Borges e Santo Antônio.

“A regularização do abastecimento é prioridade máxima do nosso governo. Com o decreto, determinei ao Dmae a compra imediata das caixas d'água. Além dessa medida  emergencial, estamos construindo, através de muito diálogo com a comunidade, soluções de médio e longo prazo” - Prefeito Sebastião Melo. 

A Defesa Civil do município irá apresentar relatório ao Governo do Estado para buscar esse reconhecimento em âmbito estadual. A partir da obtenção dessa homologação, a prefeitura também pretende buscar apoio federal, permitindo que haja aporte financeiro de ambos para a realização de mais investimentos. 

Na reunião, que teve a coordenação do secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado, além da assinatura do decreto, foram definidos com a comunidade os próximos passos. O primeiro deles será o cadastramento das famílias para identificar os locais em que precisam de caixas d'água. Essa ação inicia nesta quinta-feira, 10, e será realizada pelas equipes  do Departamento Municipal de Habitação (Demhab). “Vamos iniciar esse cadastro pelos altos da escola, local onde já estivemos com o prefeito. Com esse levantamento, auxiliaremos os outros setores para que possamos avançar em medidas necessárias para as regiões”, explica Machado. 

Paralelo a isso, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) inicia nesta sexta-feira, 11, o processo topográfico da região para estudar a instalação da rede e reservatórios de água. “Essa análise nos permitirá entender a complexidade da obra necessária para a região, bem como o que precisa em termos de investimento. Vamos levar água para as residências com ações ininterruptas, iniciando com medidas emergenciais e seguindo com obras de maior complexidade”, enfatiza o diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia.

Representantes das secretarias municipais, Procuradoria-Geral do Município, vereadores e 13 moradores compõem a comitiva criada a partir de visita do prefeito. Na reunião, também esteve presente o presidente do Sindicado dos Engenheiros (Senge RS), Cezar Henrique Ferreira, instituição que deverá contribuir com o município nesse processo.

 

Aline Rimolo

Lucas Barroso

Acompanhe a prefeitura nas redes