Melo assina decreto que unifica e potencializa a fiscalização na Capital
Com o objetivo de unificar e potencializar a fiscalização na Capital, o prefeito Sebastião Melo assinou na tarde desta sexta-feira, 30, um decreto criando a Diretoria-Geral de Fiscalização (DGF), vinculada ao Gabinete da Secretaria Municipal de Segurança (SMSeg). A diretoria irá sistematizar e otimizar as operações de fiscalização em Porto Alegre e desempenhará o trabalho de forma integrada em dois eixos: econômico, e o urbano e ambiental.
O eixo econômico será composto pela atividade fiscalizatória da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) e da Unidade de Vigilância Sanitária (UVS) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS); e o urbano e ambiental, composto pelas atividades de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (SMOI), da Unidade de Vigilância Ambiental (UVA) da SMS e do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU).
A Diretoria-Geral de Fiscalização será integrada por diversos agentes públicos com poder de polÃcia administrativa e que integrem a Smamus, a SMOI, a SMDET, a SMS e o DMLU; e servidores de áreas administrativas. Com a criação da DGF será instituÃdo o Termo de Constatação, um instrumento que irá permitir aos Agentes de Fiscalização Municipal proceder ao registro formal de situações identificadas como potenciais infrações à s legislações municipais e legislações delegadas ao MunicÃpio
Â
Fabiana Kloeckner