Melo confirma modelo de cogestão para flexibilizar restrições em Porto Alegre

07/01/2021 08:29

Em reunião com o governador do Estado, Eduardo Leite, e  prefeitos da Região Metropolitana, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, confirmou que a Capital passará a adotar o sistema de cogestão regional, no qual grupos de municípios podem adotar protocolos próprios no enfrentamento à pandemia de Covid-19. Juntamente com Alvorada, Viamão, Glorinha e Cachoeirinha, que fazem parte da Região 10, Porto Alegre poderá adotar critérios mais flexíveis, desde que não menos rígidos do que os da cor da bandeira precedente.

"O desejo de todos os prefeitos é que tenhamos esse equilíbrio entre saúde e economia. Vamos continuar neste caminho. Há um sentimento de solidariedade dos prefeitos com o governo nesta área, mas a gente sabe que a economia e a saúde têm de estar de mãos dadas. Nossos municípios estão quebrados" - Prefeito Sebastião Melo.

O plano de cogestão deve ser enviado ao governo do Estado ainda essa semana, para que possa haver a flexibilização de atividades econômicas. "O comércio que cumpre os protocolos não é o propagador do vírus. A falta de conscientização das pessoas que promovem aglomerações desnecessárias tem muito mais impacto. É isso que precisamos e vamos combater", assegurou o prefeito.

 

 

Bruno Bertuzzi

Taís Dimer Dihl