Melo coordena reunião do grupo de trabalho responsável pela reestruturação da EPTC

05/07/2021 15:52
Mateus Raugust / PMPA
EXECUTIVO
O objetivo do GT é apresentar alternativas para dar mais efetividade às atribuições da EPTC

O prefeito Sebastião Melo comandou nesta segunda-feira, 5, a primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) responsável pela reestruturação administrativa da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). O encontro ocorreu no auditório da Secretaria de Administração e Patrimônio. O GT tem prazo de 30 dias para apresentar um novo modelo para o órgão de trânsito.

“A prioridade dos prefeitos é combater a pandemia e depois os problemas que envolvem a mobilidade urbana e seus gargalos. Hoje, estamos realmente analisando o papel que a EPTC exerce. Respostas envolvendo os impactos de uma terceirização, até o custo real da empresa, passando pelos projetos de engenharia e mobilidade, serão todos aprofundados. Vamos fazer uma escuta técnica e forte sobre todo o papel da EPTC" - Prefeito Sebastião Melo. 

As reuniões do GT serão realizadas sempre as segundas e quintas-feiras. Durante encontro, o secretário municipal adjunto de Mobilidade Urbana, Matheus Ayres, realizou uma apresentação para nortear as diretrizes do GT. O colegiado já definiu aprofundar temas como o marco legal da empresa, que engloba a revisão e a correção dos trabalhos prestados pelo órgão, assim como os desdobramentos de uma reforma administrativa, capaz de redefinir as atribuições, estrutura e serviços prestados pela EPTC. 

Além das ações de planejamento, o próprio serviço realizado na ponta pelos agentes de trânsito, que vão desde a orientação do transito, passando pela remoção de animais até aplicação de multas, será revisado.

O objetivo do GT é apresentar alternativas para dar mais efetividade às atribuições para as quais a empresa foi criada. De 2004 até 2020 a estrutura da EPTC custou mais de R$ 1 bilhão aos cofres da prefeitura, como aporte de capital.

 

Lucas Rivas

Elisandra Borba