Melo debate crise climática e cidades sustentáveis em encontro no Vaticano

24/05/2023 14:17
Mateus Raugust/PMPA
EXECUTIVO
Gestores municipais terão encontro com o Papa Francisco na quinta-feira

O prefeito Sebastião Melo participa nesta quarta-feira, 24, de nova rodada de debates com especialistas internacionais sobre crise climática e sustentabilidade no Encontro Internacional de Cidades-Eco Educativas, em Roma, na Itália. O prefeito é um dos gestores municipais brasileiros convidados pela Corporação Andina de Fomento (CAF) a participar do encontro internacional que acontece no Vaticano. Além de Melo, está presente no evento o prefeito santista, Rogério Santos. A programação é organizada em parceria com a Pontifícias Escolas Ocorrentes.

Os gestores discutiram sobre a importância das mulheres na luta contra a crise climática e a perda da biodiversidade nas cidades. A líder indígena ativista dos direitos humanos e ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, Rigoberta Menchú, liderou a conversa. O grupo participou de sessão de formação sobre a governança sustentável como pilar da boa gestão municipal.

Segundo o prefeito Sebastião Melo, a questão climática e a migração são dois temas centrais das discussões. “Temos muitas pessoas nas periferias das cidades, com salários miseráveis, sem água, sem esgoto e vivendo em áreas de risco. Com planejamento e financiamento, podemos tentar melhorar a vida de quem mais precisa”, destacou Melo.

Programação - A quinta-feira, 25, será dedicada ao encontro com o Papa, no Vaticano, previsto para acontecer às 15h (horário local). A ideia é que os gestores apresentem, em conjunto, as iniciativas de sustentabilidade desenvolvidas nas cidades e também o que foi discutido nas sessões de formação e debates.

Sustentabilidade na Capital – Atualmente, Porto Alegre está em processo de Revisão do Plano Diretor integrada à Nova Agenda Urbana da ONU e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em cooperação com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD. Na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), em novembro de 2021, a capital gaúcha formalizou o compromisso de reduzir em 50% as emissões de gases de efeito estufa até 2030 e zerar até 2050.

Entre os projetos estão a matriz energética do transporte público; a primeira parceria público-privada do Rio Grande do Sul na iluminação pública; a transformação digital do licenciamento urbanístico e ambiental do município; a certificação em sustentabilidade ambiental como incentivo à adoção de práticas sustentáveis na construção civil; e a implantação de hortas urbanas comunitárias em parques, praças e terrários urbanos, entre outras iniciativas.

Em desenvolvimento, também é destaque a operação urbana consorciada para recuperação e preservação ambiental da sub bacia do Arroio Dilúvio; o IPTU sustentável; o projeto Luz do Saber, para levar eficiência energética e geração distribuída nas 98 escolas municipais; a reabilitação do Centro Histórico e reposicionamento do 4º Distrito.  

 

Manuela Kuhn

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes